Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68421
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dc.creatorSirleine Brandão de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-17T19:46:12Z-
dc.date.available2024-05-17T19:46:12Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume34pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5902/1984686X66151pt_BR
dc.identifier.issn1984-686Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68421-
dc.description.abstractThis article aims to analyze, from the articles published in the journal Revista Brasileira de Educação Especial, between the years of 1992 and 2015, the concepts underlying the concept of disability employed by researchers in the field, through the characterization of the group of students who compose it, marked by certain spaces and historical times. The manuscripts were selected based on pre-established criteria and analyzed based on the Bourdieusian theoretical framework. As a result, the study identifies different conceptions underlying the concept of disability composing the field of Special Education, conforming permanencies and ruptures in its identity, demonstrating that neither its constitution nor the constitution of knowledge that is produced there, which institutes its audience’s identity are stable and inflexible, but rather they stem from distinct movements enmeshed by movements from other fields, especially the political field,as the space in which educational practices take place.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de artigos publicados no periódico Revista Brasileira de Educação Especial, no período compreendido entre os anos de 1992 e 2015, as concepções subjacentes ao conceito de deficiência, empregadas pelos pesquisadores do campo, por meio da caraterização do alunado que o compõe, marcadas por determinados espaços e tempos históricos. Os textos foram selecionados a partir de critérios definidos a priori e analisados tendo por base o referencial teórico bourdieusiano. Como resultados, pode-se averiguar diferentes concepções subjacentes ao conceito de deficiência compondo o campo da educação especial, conformando permanências e rupturas em sua identidade, demonstrando que, nem sua constituição, nem a constituição do saber que aí se produz e que institui a identidade de seu público são estáveis e inflexíveis, mas decorrem de movimentos distintos enredados pelos movimentos dos outros campos, especialmente o campo político, na medida em que este é o espaço em que as práticas educacionais se concretizam.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educação Especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectProdução de conhecimentopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subject.otherPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação especial - periódicospt_BR
dc.subject.otherIdentidadept_BR
dc.titleA deficiência e as concepções que conformam o campo da educação especial: permanências e rupturas em sua identidadept_BR
dc.title.alternativeDisability and the conceptions conforming the field of special education: permanencies and ruptures in its identitypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/66151pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0643-1322pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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