Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68503
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dc.creatorSimara Pereira da Matapt_BR
dc.creatorJáima Pinheiro de Oliveirapt_BR
dc.creatorKaren Regiane Sorianopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-21T20:27:52Z-
dc.date.available2024-05-21T20:27:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.spage777pt_BR
dc.citation.epage792pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0003pt_BR
dc.identifier.issn1980-5470pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68503-
dc.description.abstractCommunication is the basis for any person’s teaching and learning process. For the deafblind subject, especially of the congenital nature, it is a permanent challenge that demands of the professionals a specific knowledge, adequate and well-founded performance. Thus, this study aimed to identify, from the perspective of professionals who worked with a subject with congenital deafblindness, aspects of use of the remaining pathways, simultaneous or isolated, for the establishment of communication. For that, based on the principles of a qualitative descriptive research, the semi-structured interview procedure was used as data collection. The interviews were transcribed in full and treated from their content to obtain subthemes that were later grouped and converted into categories. Specifically for this analysis, the category presented was the Multimodal Communication. Data analysis allowed to identify the professionals’ perspectives regarding the use of simultaneous or isolated remnant pathways, in order to favor the establishment of a communication. In general, it was observed that the participants’ perspectives were related to the combination of ways of anticipating activities and/or actions through the use of different sensory pathways, with a predominance of gustatory and olfactory senses, while proprioceptive and kinesthetic were described in a smaller proportion.pt_BR
dc.description.resumoA comunicação é a base para todo o processo de ensino e aprendizagem de qualquer pessoa. Para o sujeito com surdocegueira, especialmente a de natureza congênita, é um desafio permanente que exige dos profissionais conhecimentos específicos, atuação adequada e bem fundamentada. Dessa forma, este estudo teve como objetivo identificar, na perspectiva de profissionais que atuaram com um sujeito com surdocegueira congênita, aspectos do uso de vias remanescentes simultâneas ou isoladas, para o estabelecimento da comunicação. Para tanto, considerando os princípios de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, utilizou-se como procedimento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram transcritas na íntegra e tratadas a partir de seu conteúdo para a obtenção de subtemas que foram, posteriormente, agrupados e convertidos em categorias. Especificamente para essa análise, a categoria apresentada foi a de Comunicação Multimodal. A análise de dados permitiu identificar as perspectivas dos profissionais em relação ao uso de vias remanescentes simultâneas ou isoladas, para favorecer o estabelecimento de uma comunicação. De modo geral, observou-se que as perspectivas dos participantes estiveram relacionadas à combinação nas formas de antecipação das atividades e/ou ações por meio da utilização de diferentes vias sensoriais, com predominância dos sentidos gustativos e olfativos, enquanto o proprioceptivo e o cinestésico foram descritos em menor proporção. Além disso, os relatos indicaram tentativas de associação entre objetos concretos e sinais, buscando, assim, de acordo com os participantes, uma comunicação em nível menos elementar.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectComunicação sensorialpt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherComunicação não-verbal na educaçãopt_BR
dc.titlePerspectivas de profissionais sobre a comunicação multimodal no desenvolvimento de um sujeito com surdocegueirapt_BR
dc.title.alternativeProfessional perspectives on multimodal communication in the development of the subject with deafblindnesspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://https://www.scielo.br/j/rbee/a/JFsNFvxTvmky73g4Q7YMTgS/?lang=ptpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9178-3749pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0156-3804pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3109-4436pt_BR
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