Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68511
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dc.creatorMaria Cecília Alvim Guimarãespt_BR
dc.creatorAdriana Araújo Pereira Borgespt_BR
dc.date.accessioned2024-05-21T20:31:12Z-
dc.date.available2024-05-21T20:31:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68511-
dc.description.resumoOs desafios da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (PNEEPEI, 2008) são discutidos nesse trabalho a partir de autores do campo da educação especial e da análise de políticas educacionais, em especial Stephen Ball e sua teoria sobre o Ciclo de Políticas Públicas. Após um longo período marcado pela segregação das pessoas com deficiência dos espaços comuns na sociedade, entre eles, a escola, essa política fortaleceu o caminho da promoção do direito à educação inclusiva para esse público, constituindo-se como um verdadeiro marco. Esse texto apresenta um breve histórico da educação especial no Brasil e uma discussão sobre o direito à educação inclusiva. Depois utiliza a abordagem do Ciclo de Políticas e algumas contribuições de outros autores para a análise das políticas de educação especial no país. A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados reafirmam a importância da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, que trouxe grandes avanços, e também desafios, no campo da inclusão escolar de pessoas com deficiência na última década (2008-2018). A análise realizada recupera a importância da participação democrática de diversos grupos no contexto da elaboração da PNEEPEI em 2008, contribuindo assim para problematizar sua revisão, proposta 10 anos depois, em um cenário de fragilização da democracia brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação Especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Educação Especialpt_BR
dc.subjectCiclo de políticaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subject.otherPolitica educacionalpt_BR
dc.subject.otherBall, Stephen J.pt_BR
dc.subject.otherInclusão escolarpt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.titlePolítica Nacional de Educação Especial 2008-2018: a inclusão escolar entre o texto e os contextospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/politica-nacional-de-educacao-especial-2008-2018-a-inclusao-escolar-entre-o-text?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0493-0099pt_BR
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