Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68512
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dc.creatorJacqueline Luiz Leite Dantaspt_BR
dc.creatorAdriana Araújo Pereira Borgespt_BR
dc.date.accessioned2024-05-21T20:31:32Z-
dc.date.available2024-05-21T20:31:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.issue9pt_BR
dc.identifier.isbn9788594099129pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68512-
dc.description.resumoPara acolher as diferentes dimensões que constituem os sujeitos em uma condição de adoecimento, é importante lhes oferecer oportunidades reais para que sigam na busca por meios de vida e desenvolvimento, apesar de todas as implicações e impactos que o adoecer possa trazer. Isso inclui a dimensão da educação, fundamental para crianças e adolescentes hospitalizados. Esta pesquisa apresenta o caminho histórico percorrido pelos alunos em tratamento de saúde nos trilhos da legislação brasileira do período do Brasil Império até os dias atuais, na tentativa de compreender o lugar que ocupa esse aluno e os direitos educacionais que lhes são assegurados em cada momento histórico. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de natureza qualitativa que utilizou como técnica de coleta de dados a pesquisa documental. Foi analisada a legislação sobre os direitos educacionais do aluno hospitalizado, com ênfase nas Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusiva. Os resultados apontaram que o aluno hospitalizado em alguns momentos é considerado público da Educação Especial, e em outros momentos perde esse status. Concluímos que a indefinição do lugar que esse aluno ocupa na legislação torna precária a oferta do atendimento das classes hospitalares e inviabiliza o acesso com equidade desse aluno à Educação Básica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação Especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subject.otherClasse hospitalarpt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicas - educaçãopt_BR
dc.subject.otherDireito à educaçãopt_BR
dc.titleO não-lugar do aluno hospitalizado na legislação educacional brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://cbee2021.faiufscar.com/anais#/trabalho/5105pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0493-0099pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

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