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http://hdl.handle.net/1843/68512
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Jacqueline Luiz Leite Dantas | pt_BR |
dc.creator | Adriana Araújo Pereira Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-21T20:31:32Z | - |
dc.date.available | 2024-05-21T20:31:32Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.citation.issue | 9 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788594099129 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/68512 | - |
dc.description.resumo | Para acolher as diferentes dimensões que constituem os sujeitos em uma condição de adoecimento, é importante lhes oferecer oportunidades reais para que sigam na busca por meios de vida e desenvolvimento, apesar de todas as implicações e impactos que o adoecer possa trazer. Isso inclui a dimensão da educação, fundamental para crianças e adolescentes hospitalizados. Esta pesquisa apresenta o caminho histórico percorrido pelos alunos em tratamento de saúde nos trilhos da legislação brasileira do período do Brasil Império até os dias atuais, na tentativa de compreender o lugar que ocupa esse aluno e os direitos educacionais que lhes são assegurados em cada momento histórico. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de natureza qualitativa que utilizou como técnica de coleta de dados a pesquisa documental. Foi analisada a legislação sobre os direitos educacionais do aluno hospitalizado, com ênfase nas Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusiva. Os resultados apontaram que o aluno hospitalizado em alguns momentos é considerado público da Educação Especial, e em outros momentos perde esse status. Concluímos que a indefinição do lugar que esse aluno ocupa na legislação torna precária a oferta do atendimento das classes hospitalares e inviabiliza o acesso com equidade desse aluno à Educação Básica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de Educação Especial | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Classe hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.other | Classe hospitalar | pt_BR |
dc.subject.other | Políticas públicas - educação | pt_BR |
dc.subject.other | Direito à educação | pt_BR |
dc.title | O não-lugar do aluno hospitalizado na legislação educacional brasileira | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://cbee2021.faiufscar.com/anais#/trabalho/5105 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0493-0099 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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O não-lugar do aluno hospitalizado na legislação educacional brasileira.pdf | 184.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
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