Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68550
Tipo: Artigo de Periódico
Título: ‘Na roça não tem perigo’: informações sobre a COVID-19 entre universitários campesinos
Título(s) alternativo(s): 'No risk in the rural': information on COVID-19 among rural university
‘Sin peligro en el campo’: información sobre el COVID-19 entre universitarios campesinos
Autor(es): Luiz Paulo Ribeiro
Álida Angélica Alves Leal
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em analisar a recepção, avaliação e circulação de informações sobre a COVID-19 entre sujeitos que vivem em comunidades rurais situadas em municípios do interior do estado de Minas Gerais, Brasil. Esta investigação faz parte de um projeto de extensão criado em abril de 2020 com 128 estudantes de um curso de formação voltado para professores/as para o trabalho em escolas do campo, oferecido por uma universidade pública federal brasileira. Foi aplicado um questionário com questões fechadas e abertas em três etapas: 35 estudantes na primeira etapa (abril/maio de 2020), 46 estudantes na segunda etapa (julho de 2020) e 29 estudantes na terceira etapa (junho/julho de 2021). Os dados foram tratados através da análise de conteúdo categorial. Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: a) meios de comunicação para acesso à informação, b) foco das informações, c) imunização por meio da vacina e d) informações falsas ou duvidosas. É observado um excesso de informações falsas que poderia ter agravado os efeitos da pandemia entre populações rurais e campesinas no contexto analisado. Assim, diante das inseguranças do cenário pandêmico e do modo como a pandemia afeta e é percebida pelas populações rurais, ainda há necessidade de criação de espaços qualificados de acesso à informação científica, assim como de orientações em saúde para essas pessoas.
Abstract: This article analyzed the reception, evaluation and circulation of information on COVID-19 between people living in rural communities located in municipalities in the interior region of the state of Minas Gerais, Brazil. This research is part of an extension project created in April 2020 with 128 students from a training course aimed at teachers for rural schools, offered by a Brazilian federal public university. Questionnaires with closed and open questions were applied in three stages: 35 students in the first stage (April/May 2020), 46 students in the second stage (July 2020) and 29 students in the third stage (June/ July 2021). Data were analyzed using categorical content analysis. The results were organized into the following categories: a) means of communication to access information, b) focus of information, c) immunization through vaccine and d) false or misleading information. There is an excess of false information that could have aggravated the effects of the pandemic among rural and peasant populations in the analyzed context. Thus, given the insecurities of the pandemic scenario and the way in which the pandemic affects and is perceived by rural populations, there is still a need to create qualified spaces for access to scientific information as well as health guidelines for these people.
Assunto: Educação
Educação rural
Fake news
COVID-19
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.7764/cdi.52.41407
URI: http://hdl.handle.net/1843/68550
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://cuadernos.info/index.php/cdi/article/view/41407
metadata.dc.relation.ispartof: Cuadernos.Info
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