Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68552
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comunicação suplementar e alternativa na população idosa e sua relação com as atividades de vida diária: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): Supplementary and alternative communication in the elderly population and its relationship with activities of daily living: a systematic review
Comunicación complementaria y alternativa en la población anciana y su relación con las actividades de la vida diaria: una revisión sistemática
Autor(es): Carolina Avance Assef
Danielle Dos Santos Cutrim Garros
Jáima Pinheiro de Oliveira
Aila Narene Dahwache Criado Rocha
Resumo: Introdução: A população brasileira vem mantendo tendência de envelhecimento, resultando em alterações nos aspectos físicos e cognitivos do indivíduo. Algumas dessas alterações podem diminuir a perda da oralidade e levar a dificuldade de interação do indivíduo com o coletivo. Objetivo: Buscamos identificar de que maneira a Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) vem sendo relacionada com o público idoso em produções científicas e como objetivo específico, buscou-se relações entre o uso de recursos de CSA e as atividades de vida diária (AVD) nesta população. Método: O levantamento de artigos foi realizado em quatro bases de dados (Scielo, BDTD, BIREME e PubMed). Foram incluídos somente estudos que apresentavam intervenções com o uso de CSA que envolvessem a população idosa e as AVD. A qualidade metodológica das investigações foi avaliada por meio do check-list PRISMA, sendo registrado no PROSPERO-International Prospective Register of Systematic Reviews e para análise dos dados, foi utilizado o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ®). Resultados: Ao final das buscas foram obtidos um total de três artigos para compor o corpus de análise da revisão e todos foram avaliados com alta qualidade metodológica. As intervenções utilizadas nos estudos foram: confecções de álbuns e pranchas de CSA e livros de memória. Conclusão: Ao final da revisão ficou evidenciado que a CSA teve um impacto significativo para diferentes sujeitos, com diferentes intervenções que compuseram os estudos aqui apresentados.
Abstract: Introduction: The Brazilian population has been maintaining an aging trend, resulting in changes in the individual’s physical and cognitive aspects. Some of these changes can decrease the loss of orality and lead to the difficulty of the individual’s interaction with the collective. Objective: We seek to identify how Supplementary and Alternative Communication (CSA) has been related to the elderly public in scientific productions and as a specific objective, we sought relationships between the use of CSA resources and activities of daily living (ADL) in this population. Method: The survey of articles was carried out in four databases (SciELO, BDTD, BIREME and PubMed). Only studies that included interventions with the use of CSA that included the elderly population and the ADL were included. The methodological quality of the investigations was assessed using the PRISMA check-list, being registered in the PROSPERO-International Prospective Register of Systematic Reviews and for data analysis, the software Interface de R pour les Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ®). Results: At the end of the searches, a total of three articles were obtained to compose the corpus of analysis of the review and all were evaluated with high methodological quality. The interventions used in the studies were: confection of albums and boards of CSA and memory books. Conclusion: At the end of the review, it was evidenced that the CSA had a significant impact for different subjects, with different interventions that comprised the studies presented here.
Assunto: Idoso
Comunicação não-verbal
Auxiliares de comunicação para pessoas com deficiência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p481-489
URI: http://hdl.handle.net/1843/68552
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/50916
metadata.dc.relation.ispartof: Revista disturbios da comunicação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.