Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68553
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJáima Pinheiro de Oliveirapt_BR
dc.creatorSeán Brackenpt_BR
dc.creatorNatália Nakanopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-22T21:51:42Z-
dc.date.available2024-05-22T21:51:42Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.spage371pt_BR
dc.citation.epage390pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0161pt_BR
dc.identifier.issn1980-5470pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68553-
dc.description.abstractEste estudo abordou a estratégia de estudos de aula (Lesson Study) como suporte para o planejamento de atividades acadêmicas de professores que pretendem adotar ou contribuir para a adoção de uma perspectiva inclusiva na Educação Superior. O objetivo geral deste estudo foi descrever indicadores preliminares do uso da Lesson Study como prática de ensino capaz de viabilizar uma perspectiva inclusiva, no contexto da Educação Superior. De maneira específica, objetivamos: a) identificar estratégias de estudantes com e sem marcadores (sociais, linguísticos, étnicos, neuromotores, dentre outros) como sugestões para o processo de ensino-aprendizagem com perspectiva inclusiva; e b) comparar essas estratégias e discuti-las do ponto de vista de aspectos da prática de ensino testada nessa análise. Com abordagem predominantemente qualitativa, essa pesquisa se caracterizou pelo tipo descritivo e os instrumentos de investigação utilizados para a coleta de dados consistiram em entrevistas, observação e anotações de campo. Participaram dessa análise três professoras universitárias e um grupo de doze estudantes, sendo quatro deles com marcadores (sociais, linguísticos, étnicos, neuromotores, dentre outros) e oito sem. Os resultados permitiram destacar quatro indicadores específicos da Lesson Study e 26 tipos de estratégias indicadas pelos alunos (com e sem marcadores) como sugestões para suporte durante as práticas de ensino. Foi possível observar que aquelas fornecidas pelos estudantes sem marcadores não diferiram muito daquelas apresentadas pelos estudantes com marcadores, exceto em situações específicas, tais como as apontadas pelo discente com surdez. Os dados obtidos permitiram fazer alusões às políticas e orientações existentes e geradas na própria Universidade e, de modo particular, a análise proporcionou o aprimoramento profissional das professoras envolvidas, assim como indicou possibilidades desse aprimoramento em relação aos outros docentes que possuem uma preocupação com a adoção de ações com perspectivas de ensino inclusivo.pt_BR
dc.description.resumoThis study approached the Lesson Study strategy as a support for planning academic activities of teachers who intend to adopt or contribute to the adoption of an inclusive perspective in Higher Education. The general objective of this study was to describe preliminary indicators of the use of the Lesson Study as a teaching practice capable of enabling an inclusive perspective, in the context of Higher Education. Specifically, we aim to: a) identify strategies by student with and without markers (social, linguistic, ethnic, neuromotor, among others) as suggestions for the teaching-learning process with an inclusive perspective, and b) compare these strategies and discuss them from the point of view of the teaching practice aspects tested in this analysis. With a predominantly qualitative approach, this research was characterized as descriptive and the investigation instruments used for data collection consisted of interviews, observation and field notes. Three university professors and a group of twelve students, four of them with markers (social, linguistic, ethnic, neuromotor, among others), and eight of them without any makers participated in this analysis. The results allowed to highlight four specific indicators of the Lesson Study and 26 types of strategies indicated by the students (with and without markers) as suggestions for support during teaching practices. It was observed that those provided by students without markers did not differ much from those presented by the students with markers, except in specific situations, such as those pointed out by the deaf student. The obtained data contributed to the discussions on the existing policies and guidelines generated in the University itself and, in particular, the analysis provided professional improvement of the involved professors, in addition to the indication of possibilities of this improvement in relation to the other professors who are concerned with the adoption of actions with inclusive education perspectives.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectLesson Studypt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherAlunospt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.titlePreliminary indicators of the use of lesson study as a teaching practice capable of enabling an inclusive perspective in higher educationpt_BR
dc.title.alternativeIndicadores preliminares do uso da lesson study como prática de ensino capaz de viabilizar uma perspectiva inclusiva na educação superiorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/rbee/a/khDmLzcYZHxWyFPP58xm9bK/#pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0156-3804pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3417-4899pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3217-2515pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.