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http://hdl.handle.net/1843/68563
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Bruna Caroline Morato Israel | pt_BR |
dc.creator | Adriana Araújo Pereira Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-22T21:57:02Z | - |
dc.date.available | 2024-05-22T21:57:02Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.citation.issue | 9 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788594099129 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/68563 | - |
dc.description.resumo | As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) estão presentes em mais de 430 cidades mineiras. A atuação dessas instituições na Educação Especial é reconhecida em todo Brasil. Com o advento do paradigma da inclusão escolar, as APAEs tiveram que se adaptar. Faz-se necessário compreender as transformações ocorridas na organização de seus serviços com vistas a atender as demandas atuais. Deste modo, o presente artigo busca analisar os fundamentos teóricos que embasam as produções técnicas do período de 2008 a 2021, na área educacional, da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais e sua relação com o paradigma da inclusão escolar, com vistas a compreender os ajustes realizados para a manutenção do atendimento educacional a pessoa com deficiência intelectual prestado pela Rede Mineiras das APAEs. Os resultados demonstram que, assim como os paradigmas se modificaram a partir da relação da sociedade com a deficiência, a oferta de serviço na área educacional da Rede Mineiras das APAEs também se modificou ao longo do tempo. Essa transformação ocorreu inicialmente tendo como foco a reorganização da escola especial, com a oferta do processo de escolarização e a definição do público-alvo; e a conclusão de percurso escolar por meio da oferta da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, a APAE propõe a oferta da consultoria colaborativa direcionada para contribuir com a qualidade da educação na escola regular. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de Educação Especial | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola de educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação das pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Consultoria escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.other | Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) | pt_BR |
dc.title | Contribuição da rede mineira das APAES para a educação inclusiva: análise das produções técnicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://cbee2021.faiufscar.com/anais#/trabalho/5103 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6742-2027 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0493-0099 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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Contribuição da rede mineira das APAES para a educação inclusiva_ análise das produções técnicas.pdf | 189.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
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