Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68563
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dc.creatorBruna Caroline Morato Israelpt_BR
dc.creatorAdriana Araújo Pereira Borgespt_BR
dc.date.accessioned2024-05-22T21:57:02Z-
dc.date.available2024-05-22T21:57:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.issue9pt_BR
dc.identifier.isbn9788594099129pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68563-
dc.description.resumoAs Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) estão presentes em mais de 430 cidades mineiras. A atuação dessas instituições na Educação Especial é reconhecida em todo Brasil. Com o advento do paradigma da inclusão escolar, as APAEs tiveram que se adaptar. Faz-se necessário compreender as transformações ocorridas na organização de seus serviços com vistas a atender as demandas atuais. Deste modo, o presente artigo busca analisar os fundamentos teóricos que embasam as produções técnicas do período de 2008 a 2021, na área educacional, da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais e sua relação com o paradigma da inclusão escolar, com vistas a compreender os ajustes realizados para a manutenção do atendimento educacional a pessoa com deficiência intelectual prestado pela Rede Mineiras das APAEs. Os resultados demonstram que, assim como os paradigmas se modificaram a partir da relação da sociedade com a deficiência, a oferta de serviço na área educacional da Rede Mineiras das APAEs também se modificou ao longo do tempo. Essa transformação ocorreu inicialmente tendo como foco a reorganização da escola especial, com a oferta do processo de escolarização e a definição do público-alvo; e a conclusão de percurso escolar por meio da oferta da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, a APAE propõe a oferta da consultoria colaborativa direcionada para contribuir com a qualidade da educação na escola regular.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação Especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola de educação especialpt_BR
dc.subjectEducação das pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectConsultoria escolarpt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subject.otherAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)pt_BR
dc.titleContribuição da rede mineira das APAES para a educação inclusiva: análise das produções técnicaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://cbee2021.faiufscar.com/anais#/trabalho/5103pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6742-2027pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0493-0099pt_BR
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