Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68564
Type: Artigo de Periódico
Title: A inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: ouvindo as famílias e formando professores
Other Titles: School inclusion of children with Autism Spectrum Disorder: listening to families and training teachers
Authors: Maria Luísa Magalhães Nogueira
Luíza Pinheiro Leão Vicari
Adriana Araújo Pereira Borges
Olívia Ameno Brun
Abstract: Esse artigo analisa 6 entrevistas de familiares de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em relação à inclusão na rede de ensino da grande Belo Horizonte/MG, bem como questionários de professores da educação básica que realizaram um curso de atualização sobre TEA e inclusão. As entrevistas semiestruturadas contribuíram para a construção desse curso semipresencial, com duração de 60 horas. O discurso dos familiares foi analisado por categorização analítica em confrontação cruzada e os resultados apontaram para o descontentamento com a escola, principalmente em relação ao papel da mediação e à falta de adaptação das atividades realizadas pelas crianças. Os professores inscritos responderam a um questionário online sobre o conhecimento em TEA após a realização do curso. A análise dos questionários demonstrou que o conhecimento atualizado sobre o TEA contribuiu para aumentar o sentimento de segurança no processo do trabalho educativo com as crianças neurodivergentes.
Abstract: This article aims to analyze 6 interviews with parents of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) regarding their inclusion in the education network of Belo Horizonte/MG. The article also analyzes questionnaires from basic education teachers who took an update course on ASD and inclusion. The semi-structured interviews contributed to the construction of this semi-presential course, of 60 hours. The parents’ discourse was analyzed by analytical categorization in crossconfrontation and the results pointed to discontent with the school, mainly in relation to the role of mediation and the lack of adaptation of the activities carried out by the children. The enrolled teachers answered an online questionnaire about knowledge in ASD after the course. The analysis of the questionnaires showed that the updated knowledge about the disorder contributed to increasing the feeling of security in the educational work process with neurodiverse children.
Subject: Transtorno do Espectro Autista
Família
Educação inclusiva
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v22.1843
URI: http://hdl.handle.net/1843/68564
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: http://www.curriculosemfronteiras.org/artigos.htm
metadata.dc.relation.ispartof: Currículo sem Fronteiras
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.