Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68580
Type: Artigo de Periódico
Title: Capacitação Parental para Manejo de Comportamentos Disruptivos para TEA em Intervenção Comportamental
Other Titles: Implementing a community-based parent training behavioral intervention for Autism Spectrum Disorder
TEA: Capacitación de padres para manejo de conductas problemáticas
Authors: Leila F. Bagaiolo
Graccielle R. da Cunha
Maria Luísa Magalhães Nogueira
Mariana Braido
Daniela Bordini
Tatiana N. D. Sasaki
Claudia R. Pacífico
Abstract: O transtorno do espectro do autismo (TEA) afeta precocemente áreas de desenvolvimento e resulta em uma sobrecarga significativa para as famílias, tanto emocional quanto economicamente. Este é um estudo não controlado, multicêntrico, com o objetivo de capacitar, com base na Análise Aplicada do Comportamento, cuidadores de indivíduos com TEA que apresentam comportamento disruptivo e deficit de comunicação. Os resultados mostraram redução nos comportamentos disruptivos, medidos pelo Aberrant Behavior Checklist (ABC), e também nos sintomas de depressão e ansiedade dos cuidadores, avaliados pela Escala de Hamilton. As intervenções em grupo podem ser uma alternativa viável para atingir uma parcela maior da população.
Abstract: The autism spectrum disorder (ASD) affects developmental areas early in life and on families exert significant burden both emotionally and economically. This paper is a non-controlled, multicenter study to train caregivers of ASD individuals displaying disruptive behavior and deficit of communication, based on Applied Behavior Analysis. Results showed a reduction in the disruptive behavior measured by the Aberrant Behavior Checklist (ABC) and also the caregivers’ depression and anxiety symptoms assessed by the Hamilton Scale. Group interventions may be an alternative for reaching a higher share of the population.
Subject: Transtorno do Espectro Autista
Análise do Comportamento Aplicada
Comunicação
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.%20v21n3p456-472
URI: http://hdl.handle.net/1843/68580
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/12873
metadata.dc.relation.ispartof: Psicologia: Teoria e Prática
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.