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http://hdl.handle.net/1843/68595
Tipo: | Dissertação |
Título: | A construção de argumentos no espaço escolar a partir da análise de gêneros discursivos e de suas funções sociais |
Autor(es): | Erinalva Aparecida de Oliveira |
primer Tutor: | Leiva de Figueiredo Viana Leal |
primer miembro del tribunal : | Vicente Aguimar Parreiras |
Segundo miembro del tribunal: | Henrique Rodrigues Leroy |
Resumen: | Esta pesquisa apresenta, como produto, um projeto de ensino que busca desenvolver práticas pedagógicas de modo a promover a construção de argumentos pelos alunos, na produção de gêneros discursivos argumentativos, visando minimizar as dificuldades enfrentadas em sala de aula nessa área. Teoricamente, essa pesquisa se ancora em AMOSSY (2011, 2018), em suas contribuições conceituais voltadas para a Argumentação no discurso. A ênfase é o discurso e dele emerge a argumentação. A autora propõe e analisa a diferença entre a dimensão argumentativa e a visada argumentativa do discurso. O gênero discursivo escolhido como ponto de partida é a Notícia, que permite aos alunos compreenderem não só os acontecimentos em si, mas o modo como é dito e reconhecer variados argumentos nos fatos noticiados e posicionar-se sobre os temas polêmicos. O projeto também abordará outros gêneros discursivos pertencentes à visada argumentativa e incorpora estratégias de leitura em conjunto com o multiletramento. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e prevê a realização de atividades que ampliem a construção de argumentos ao longo do desenvolvimento do projeto. Para facilitar a interação entre os participantes, será criado um grupo no aplicativo de WhatsApp, onde serão compartilhados materiais para a discussão argumentativa. O projeto de ensino foi planejado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e será dividido em seis oficinas. Espera-se que este projeto contribua para a prática docente, fornecendo estratégias pedagógicas que desenvolvam habilidades de argumentação e de análise crítica nos alunos. Além disso, busca-se promover uma relação de diálogo entre os interlocutores, enfatizando a concepção dialógica de Bakhtin. Os resultados desta pesquisa têm o potencial de melhorar a qualidade do ensino fundamental e fortalecer as competências discursivas-argumentativas dos estudantes. |
Asunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino Comprensão na liteartura Língua portuguesa – Métodos de ensino Gêneros discursivos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68595 |
Fecha del documento: | 25-mar-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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