Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/68598
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Karen Regiane Soriano | pt_BR |
dc.creator | Jáima Pinheiro de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-24T21:15:34Z | - |
dc.date.available | 2024-05-24T21:15:34Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2109 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/68598 | - |
dc.description.resumo | As histórias infantis estão presentes em boa parte do desenvolvimento humano, tanto de crianças com desenvolvimento típico, quanto de crianças com algum tipo de deficiência. O objetivo deste estudo foi identificar as teses e dissertações defendidas nos últimos 20 anos (1998 a 2017) que tiveram como foco as histórias infantis no contexto da Educação Especial com uso de recursos de tecnologia assistiva. O objetivo específico foi caracterizar esses estudos de acordo com o título, ano de defesa, autor, orientador, instituição, programa de pós-graduação e tipo (dissertação ou tese). Foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática da literatura sobre o tema proposto na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Tal revisão levou em consideração alguns descritores e, a partir de uma primeira busca neste banco de dados, foram realizados alguns filtros e, em seguida, a análise e seleção de teses e dissertações que abordassem especificamente a temática deste estudo. Os resultados indicaram que a maior parte das pesquisas estão relacionadas com as narrativas, o que vai ao encontro de outras pesquisas na área. Também foi possível observar que há poucas pesquisas que abordem de forma explícita o uso de recursos de tecnologia assistiva. Diante dos resultados apresentados é indicado que outras pesquisas abordem os dados de maneira mais descritiva, buscando identificar quais áreas mais trabalham com a temática e quais necessitam de mais estudos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso brasileiro de educação especial | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Histórias infantis | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Histórias infantojuvenis | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.title | Mapeamento de teses e dissertações sobre histórias na educação especial com recursos de tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/mapeamento-de-teses-e-dissertacoes-sobre-historias-na-educacao-especial-com-recu?lang=pt-br | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3109-4436 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0156-3804 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mapeamento de teses e dissertações sobre histórias na educação especial com recursos de tecnologia assistiva.pdf | 145.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.