Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKaren Regiane Sorianopt_BR
dc.creatorJáima Pinheiro de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-24T21:15:34Z-
dc.date.available2024-05-24T21:15:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68598-
dc.description.resumoAs histórias infantis estão presentes em boa parte do desenvolvimento humano, tanto de crianças com desenvolvimento típico, quanto de crianças com algum tipo de deficiência. O objetivo deste estudo foi identificar as teses e dissertações defendidas nos últimos 20 anos (1998 a 2017) que tiveram como foco as histórias infantis no contexto da Educação Especial com uso de recursos de tecnologia assistiva. O objetivo específico foi caracterizar esses estudos de acordo com o título, ano de defesa, autor, orientador, instituição, programa de pós-graduação e tipo (dissertação ou tese). Foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática da literatura sobre o tema proposto na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Tal revisão levou em consideração alguns descritores e, a partir de uma primeira busca neste banco de dados, foram realizados alguns filtros e, em seguida, a análise e seleção de teses e dissertações que abordassem especificamente a temática deste estudo. Os resultados indicaram que a maior parte das pesquisas estão relacionadas com as narrativas, o que vai ao encontro de outras pesquisas na área. Também foi possível observar que há poucas pesquisas que abordem de forma explícita o uso de recursos de tecnologia assistiva. Diante dos resultados apresentados é indicado que outras pesquisas abordem os dados de maneira mais descritiva, buscando identificar quais áreas mais trabalham com a temática e quais necessitam de mais estudos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso brasileiro de educação especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectHistórias infantispt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherHistórias infantojuvenispt_BR
dc.subject.otherTecnologia assistivapt_BR
dc.titleMapeamento de teses e dissertações sobre histórias na educação especial com recursos de tecnologia assistivapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/mapeamento-de-teses-e-dissertacoes-sobre-historias-na-educacao-especial-com-recu?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3109-4436pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0156-3804pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.