Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68782
Tipo: Artigo de Evento
Título: Entre a esfera cultural e a esfera pública: comunidades online de torcedores e a politização do futebol
Título(s) alternativo(s): Between the cultural and the public spheres: online communities of supporters and the politicisation of football
Autor(es): Ana Carolina Soares Costa Vimieiro
Rousiley Celi Moreira Maia
Resumo: Este trabalho analisa como comunidades online de torcedores, espaços destinados tipicamente à conversação cotidiana e à sociabilidade, têm se transformado também em locus para a politização do futebol. Três argumentos principais são usados para compreender a emergência contemporânea de discussões políticas e campanhas cívicas entre torcedores nesses ambientes. Primeiramente, discutimos como formas de engajamento cultural se justapõem com formas de engajamento político. Posteriormente, exploramos as diferentes fases da migração da questão, da esfera cultural para a política, através dos variados tipos de politização discutidos na literatura. Por fim, demonstramos a importância das mídias digitais para a emergência desses processos em um contexto de centralização dos direitos de transmissão de TV com uma única emissora, a Rede Globo, e um consequente discurso hegemônico de despolitização da modalidade. Ilustram nossa discussão campanhas recentes lideradas por torcedores como o #ForaRicardoTeixeira e o Maraca é Nosso.
Abstract: This paper analyses how online communities of supporters, spaces typically intended for ordinary conversation and sociability, have become also loci for the politicisation of football. Three main arguments are used here to understand the contemporary emergence of political discussions and civic campaigns among supporters within such environments. Firstly, we discuss how forms of cultural engagement overlap with forms of political engagement. After, we explore the distinct migration phases of the issue, from the cultural sphere to the political, through the varied types of politicisation discussed in the literature. Lastly, we demonstrate the importance of digital media for the emergence of such processes in a context of centralisation of the broadcasting TV rights with a single company, Rede Globo, and a consequent hegemonic discourse of depoliticisation of the sport. Illustrate our discussion recent campaigns led by supporters such as #ForaRicardoTeixeira (Get Out Teixeira) and Maraca é Nosso (Maracanã is Ours).
Assunto: Futebol
Politização
Ativismo
Futebol - Torcedores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68782
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://compolitica.org/novo/anais/2017_VIMIEIRO-MAIA.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA)
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