Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/68881
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Frederico Augusto Vianna de Assis Pessoa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T18:17:18Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05T18:17:18Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 11 | pt_BR |
dc.citation.issue | 17 | pt_BR |
dc.citation.spage | 19 | pt_BR |
dc.citation.epage | 32 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5965/1808312911172016019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-3129 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/68881 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this paper is to discuss the sound and image relations in cinema through the analyses of 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle (1967) by Jean-Luc Godard. First, we will identify the hegemonic practices of sound and image connection in cinema and, afterwards, point out the aesthetic dissents provoked by the French director. Godard draws a complex acoustic territory applying conceptual procedures to create sound events and articulation between sound and image that demands a process of deciphering by the listener/spectator. Sound events conjoin sensibility, memory, emotions, meaning, and even image, composing multiplicities that we call Acoustic Territories. We will analyze how the acoustic territory of 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle draws new forms of articulation between sound and image and thus calls for new forms of relation between listener/spectator and cinema. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo, discutiremos as relações entre som e imagem no cinema, tendo como objeto o filme 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle (1967) de Jean-Luc Godard. Inicialmente, identificaremos práticas hegemônicas de conexão entre som e imagem cinematográficos para que possamos, então, apontar os dissensos estéticos provocados por Godard. O diretor, através do uso de procedimentos conceituais de criação sonora e articulação entre som e imagem, tece um território acústico complexo que solicita um processo de decifração pelo ouvinte/espectador. Os acontecimentos sonoros mesclam sensorialidade, memória, emotividade, significação e, mesmo, imagem, constituindo multiplicidades que definimos como Territórios Acústicos. Analisaremos como o território acústico de 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle desenha novas formas de articulação entre som e imagem e solicita, com isso, novas formas de relação entre ouvinte/espectador e o cinema. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | DAPesquisa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Banda sonora | pt_BR |
dc.subject | Dissenso estético | pt_BR |
dc.subject | Território acústico | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Som | pt_BR |
dc.subject.other | Estética | pt_BR |
dc.subject.other | Imagem | pt_BR |
dc.title | 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle: o desenho conceitual de um território acústico | pt_BR |
dc.title.alternative | 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle: the conceptual drawing of an acoustic territory | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6917 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2856-6132 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle_ o desenho conceitual de um território acústico.pdf | 223.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.