Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/68881
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle: o desenho conceitual de um território acústico |
Título(s) alternativo(s): | 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle: the conceptual drawing of an acoustic territory |
Autor(es): | Frederico Augusto Vianna de Assis Pessoa |
Resumo: | Neste artigo, discutiremos as relações entre som e imagem no cinema, tendo como objeto o filme 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle (1967) de Jean-Luc Godard. Inicialmente, identificaremos práticas hegemônicas de conexão entre som e imagem cinematográficos para que possamos, então, apontar os dissensos estéticos provocados por Godard. O diretor, através do uso de procedimentos conceituais de criação sonora e articulação entre som e imagem, tece um território acústico complexo que solicita um processo de decifração pelo ouvinte/espectador. Os acontecimentos sonoros mesclam sensorialidade, memória, emotividade, significação e, mesmo, imagem, constituindo multiplicidades que definimos como Territórios Acústicos. Analisaremos como o território acústico de 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle desenha novas formas de articulação entre som e imagem e solicita, com isso, novas formas de relação entre ouvinte/espectador e o cinema. |
Abstract: | The purpose of this paper is to discuss the sound and image relations in cinema through the analyses of 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle (1967) by Jean-Luc Godard. First, we will identify the hegemonic practices of sound and image connection in cinema and, afterwards, point out the aesthetic dissents provoked by the French director. Godard draws a complex acoustic territory applying conceptual procedures to create sound events and articulation between sound and image that demands a process of deciphering by the listener/spectator. Sound events conjoin sensibility, memory, emotions, meaning, and even image, composing multiplicities that we call Acoustic Territories. We will analyze how the acoustic territory of 2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle draws new forms of articulation between sound and image and thus calls for new forms of relation between listener/spectator and cinema. |
Assunto: | Cinema Som Estética Imagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5965/1808312911172016019 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68881 |
Data do documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6917 |
metadata.dc.relation.ispartof: | DAPesquisa |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2 ou 3 Choses que Je Sais D’Elle_ o desenho conceitual de um território acústico.pdf | 223.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.