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http://hdl.handle.net/1843/68956
Tipo: | Dissertação |
Título: | The Construction of the Self: An Existentialist Reading of John Fante's The Bandini Quartet |
Título(s) alternativo(s): | La Costruzione Di Se: Una Lettura Esistenzialista do Quarteto Bandini di John Fante |
Autor(es): | Edvalda Torres Paes Guizzardi |
primer Tutor: | Miriam Piedade Mansur Andrade |
primer miembro del tribunal : | Miriam Piedade Mansur Andrade |
Segundo miembro del tribunal: | Julio Cesar Jeha |
Tercer miembro del tribunal: | Stephen Cooper |
Resumen: | This thesis reresents a contribution to the academic corpus of studies on John Fante, a writer long neglected and most often studied within the limits of his ethnicity. Believing that his works have the potential for different approaches, this analysis concentrates on the existentialist aspects embodied by Arturo Bandini, the protagonist of Fante’s The Bandini Quartet. Before entering into the existentialist analysis, Fante is contextualized and his lifetime achievements reviewed, confirming that his recognition and positive appraisal mostly arrived after his death. Then, a theoretical path adopts the lens of existentialism, taking into account the assumptions of the most representative philosophers of the movement to produce an existentialist literary reading of some of Bandini’s life experiences. These instances bear witness to the construction of his own self, illustrating the principal assumptions of existentialism: From Kierkegaardian despair to Sisyphean stubborn defiance (in his confrontation with the absurd), Fante presents the figure of an individual whose narrative existence and self-reflection captures the essence of the existential philosophical movement and justifies the lines of this research. Keywords: John Fante; Arturo Bandini; Existentialism. |
Abstract: | Essa dissertação foi escrita como uma contribuição para o corpo de trabalhos acadêmicos sobre John Fante, um escritor longamente negligenciado e na maioria das vezes estudado dentro dos limites de sua etnicidade. Acreditando que suas obras oferecem um potencial para diferentes abordagens, essa analise se concentra nos aspectos existenciais vividos por Arturo Bandini, o protagonista da tetralogia Fantiana, The Bandini Quartet. Antes de entrar na análise existencial propriamente dita, contextualizamos Fante no seu tempo e estabelecemos suas realizações literárias. Apresentamos, também, o reconhecimento e a apreciação de suas obras que, infelizmente, na sua maioria, vieram após sua morte. Então, partimos para delinear um percurso teórico-crítico do existencialismo, levando em conta as premissas dos principais filósofos do movimento. O próximo passo consistiu em uma análise literária de algumas instancias da vida de Bandini e na construção de sua identidade que pudessem ilustrar as principais ideias do existencialismo. Do desespero Kierkegardiano ao obstinado desafio de Sisyphus contra o absurdo, Fante apresenta a figura de um indivíduo cuja narrativa de vida e autorreflexão expressam a essência do movimento filosófico existencialista e justificam as linhas dessa análise. Palavras Chaves: John Fante; Arturo Bandini; Existencialismo. |
Asunto: | Fante, John, 1909- Crítica e interpretação Existencialismo na literatura |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68956 |
Fecha del documento: | 5-may-2023 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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