Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68958
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Daniel Reizinger Bonomopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0114000181176855pt_BR
dc.contributor.referee1Adilson Antônio Barbosa Júniorpt_BR
dc.contributor.referee2Sérgio Alcides Pereira do Amaralpt_BR
dc.creatorLudimila Luchini Noventapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7620411734575394pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-06T18:31:46Z-
dc.date.available2024-06-06T18:31:46Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68958-
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to study the representations of the self composed by means of antilyric elements in the poetry of Sebastião Uchoa Leite. Here, the study focuses on the unique way in which the poet establishes a new means of lyrical repositioning of the self and subjectivity, revealing a complex process of poetic elaboration. The dissertation is divided into four chapters, which are dedicated, firstly, to understanding the context of the poet's production and the theoretical framework that reading his poetry implies; and the following sequence of chapters addresses the analysis of his poems and deals with three main groupings of forms of representation of the self, namely: a reflective self, an anti-self and a self of masks. In this journey, we understand the ways in which the self is relocated, in his poetry, through the modern anti-lyric perspective. Constant rationality, distrust, distancing and contrariety make up the representation of an insistent self, characterized by inventive methods that associate lyrical resistance with the lessons of the avant-garde that preceded it.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal estudar as representações do eu compostas por meio de elementos antilíricos na poesia de Sebastião Uchoa Leite. Aqui, o estudo recai sobre a forma única como o poeta instaura um novo meio de reposicionamento lírico do eu e da subjetividade, desvelando um processo complexo de elaboração poética. A dissertação está dividida em quatro capítulos, que são dedicados, primeiramente, à compreensão do contexto de produção do poeta e do enquadramento teórico que a leitura de sua poesia implica; e a sequência seguinte de capítulos aborda a análise de seus poemas e se ocupa de três agrupamentos principais de formas de representação do eu, a saber: um eu reflexivo, um antieu e um eu das máscaras. Compreende-se, nesse percurso, os modos pelos quais o eu é realocado, em sua poesia, por meio da perspectiva moderna antilírica. A racionalidade, a desconfiança, o distanciamento e a contrariedade constantes perfazem a figuração de um eu insistente, caracterizado por métodos inventivos que associam a resistência lírica às lições das vanguardas que o antecedem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSebastião Uchoa Leitept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectAntilirismopt_BR
dc.subject.otherLeite, Sebastião Uchoa, 1935- – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherPoesia brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherEu em literaturapt_BR
dc.subject.otherSubjetividade na literaturapt_BR
dc.titleUma reflexão sobre as representações do eu e os elementos antilíricos na poética de Sebastião Uchoa Leitept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - LUDIMILA LUCHINI NOVENTA.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.