Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68959
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luiza Santana Chavespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074024191812776pt_BR
dc.contributor.referee1Elizabeth Guzzo de Almeidapt_BR
dc.contributor.referee2Elzimar Goettenauer de Marins Costapt_BR
dc.creatorJuliana Condé Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9082884895742842pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-06T18:47:30Z-
dc.date.available2024-06-06T18:47:30Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68959-
dc.description.abstractThis work presents the relevance of reading literary texts in elementary school II with the aim of stimulating the formation of readers (Lajolo; Zilberman, 2019) and critical spectators (Eiterer, 2008), and, consequently, to generate circles of belonging (Petit, 2009) cognitive and affective, with literature as a universal need and human right (CÂNDIDO, 2011). The research investigates how the development and application of a didactic proposal that includes the reading of a best-seller aimed at young audiences at school and the screening of its respective film adaptation can encourage the formation of regular readers and critical spectators. The work is justified by the development of literary (Cosson, 2009) and cinematographic (Eiterer, 2008) literacy practices at school. The proposal is based on the study of the compositional structure and the theme of the book and film The Advantages of Being Invisible, by Stephen Chbosky, which deal with delicate themes (Paiva, 2008), but necessary, such as those related to mental health and human existence. The use of both media allows the exploration of intertextual, interdiscursive and intersemiotic resources. The proposed activities are based on the basic sequence (Cosson, 2009); in the reading circle (Cosson, 2014, 2021) with a scheduled break (Dell’Isola, 2001) to read the book; in the intersemiotic study (Santaella, 1983) of the soundtrack (Sekeff, 2007) and, also, of the construction of literary and audiovisual narratives (Duarte, 2002). The results showed students' engagement in the reading process with an emphasis on the readers' autonomy, with them being protagonists in the discussion of the book and promoting an open space to approach sensitive topics, through the assimilation of the students' own universe with that covered in the book. Furthermore, the creation of a playlist as a soundtrack stands out, covering moments and situations experienced in the book and in the students' lives related to the work, and also the development of the epistolary genre through the proposal to write letters to the book's protagonist.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a relevância da leitura de textos literários no Ensino Fundamental II com o objetivo de estimular a formação de leitores (Lajolo; Zilberman, 2019) e de espectadores críticos (Eiterer, 2008), e, consequentemente, para gerar círculos de pertencimento (Petit, 2009) cognitivos e afetivos, tendo a literatura como necessidade universal e direito humano (CÂNDIDO, 2011). A pesquisa investiga como a elaboração e aplicação de uma proposta didática que inclui a leitura de um best-seller voltado para público juvenil na escola e a exibição de sua respectiva adaptação para o cinema pode incentivar a formação de leitores assíduos e de espectadores críticos. O trabalho justifica-se pelo desenvolvimento de práticas de letramento literário (COSSON, 2009) e cinematográfico (Eiterer, 2008) na escola. A proposta baseia-se no estudo da estrutura composicional e da temática do livro e do filme As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky, que tratam de temas delicados (Paiva, 2008), porém necessários, como os relacionados à saúde mental e à existência humana. O uso das duas mídias permite explorar recursos intertextuais, interdiscursivos e intersemióticos. As atividades propostas baseiam-se na sequência básica (COSSON, 2009); no círculo de leitura (Cosson, 2014, 2021) com pausa protocolada (Dell’Isola, 2001) para a leitura do livro; no estudo intersemiótico (Santaella, 1983) da trilha sonora (Sekeff, 2007) e, também, da construção das narrativas literária e audiovisual (Duarte, 2002). Os resultados apresentaram um engajamento dos alunos no processo de leitura com ênfase na autonomia dos leitores, sendo eles protagonistas na discussão do livro e promovendo um espaço aberto para a abordagem dos temas sensíveis, através da assimilação do próprio universo dos alunos com o abordado no livro. Ainda, destaca-se a criação de uma playlist como trilha sonora, abarcando momentos e situações vivenciadas no livro e na vida dos alunos relacionada à obra e, também, o desenvolvimento do gênero epistolar através da proposta de escrita de cartas para o protagonista do livro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino e Aprendizagem de Portuguêspt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagem de Portuguêspt_BR
dc.subjectLiteratura e Cinemapt_BR
dc.subjectLiteratura e Cinemapt_BR
dc.subjectPúblico Juvenilpt_BR
dc.subjectPúblico Juvenilpt_BR
dc.subjectIntersemiosept_BR
dc.subjectIntersemiosept_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCinema e educaçãopt_BR
dc.subject.otherJovens – Livros e leiturapt_BR
dc.subject.otherInteresses na leiturapt_BR
dc.title(In)Visibilidade literária na escola: literatura e cinema em destaquept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
(In)Visibilidade Literária na Escola literatura e cinema em destaque.pdf9.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons