Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuciana Karine de Souzapt_BR
dc.creatorÉrika Lourençopt_BR
dc.creatorMariana Rúbia Gonçalves Dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-06-07T18:59:46Z-
dc.date.available2024-06-07T18:59:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume42pt_BR
dc.citation.spage35pt_BR
dc.citation.epage48pt_BR
dc.identifier.issn2175-3520pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68987-
dc.description.abstractResearch on academic experiences have been presented as a reply to the increase in dropout and career re-choice. Identifying the factors that foster as well as hinder the path of higher education may help psycho-educational and psychological interventions, as well as to prevent these issues. This research aimed to investigate the process of adaptation to the University by freshmen in the course of Psychology. For this, the contents of 18 logbooks produced by students in the first and second semesters of a Psychology course were analyzed. In these, we sought to identify indicators of adaptation and maladjustment to entering the University through writing students. The categorization process yielded 11themes consonant to previous research findings and new themes yet in need for further studies in this line of research. In the first group, they stood out issues such as peer groups and time management. In the second, items such as on-line classes and experiences alike, demanding specific skills from the students. Educational Psychology, in university contexts, can deal with these factors and help solve a problem that upsets many university students.pt_BR
dc.description.resumoPesquisas sobre vivências acadêmicas têm se apresentado como resposta ao aumento da evasão e troca de cursos. Identificar os fatores que facilitam e que dificultam a continuidade dos estudos universitários pode colaborar para intervenções psicoeducativas e psicológicas, bem como para a prevenção ao surgimento desses problemas. A presente pesquisa teve por objetivo investigar o processo de adaptação à Universidade em estudantes ingressantes no curso de Psicologia. Para isto, foram analisados os conteúdos de 18 registros em diários de bordo produzidos por estudantes do primeiro e segundo períodos de um curso de Psicologia. Nesses, buscou-se identificar indicadores de adaptação e de desajuste ao ingresso na Universidade por meio da escrita dos estudantes. A categorização gerou 11 temas que tanto vão ao encontro da literatura recente, como mostram novos temas ainda não aprofundados nessa linha de pesquisa. No primeiro grupo, destacaram-se questões como grupos de pares e administração do tempo. No segundo, itens como ambientes e aulas virtuais, que têm exigido habilidades específicas dos alunos. A Psicologia da Educação, no âmbito do ensino superior, pode dar conta dessas questões e colaborar para reduzir um problema que aflige muitos jovens brasileiros.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação em psicologiapt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.subject.otherUniversidadespt_BR
dc.subject.otherFormação profissionalpt_BR
dc.titleAdaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologiapt_BR
dc.title.alternativeUniversity adjustment of freshmen in undergraduate psychologypt_BR
dc.title.alternativeAdaptación a la universidad de estudiantes novatos en el curso de psicologíapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752016000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=ptpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3207-7542pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia.pdf166.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.