Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68987
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Adaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia
Título(s) alternativo(s): University adjustment of freshmen in undergraduate psychology
Adaptación a la universidad de estudiantes novatos en el curso de psicología
Autor(es): Luciana Karine de Souza
Érika Lourenço
Mariana Rúbia Gonçalves Dos Santos
Resumen: Pesquisas sobre vivências acadêmicas têm se apresentado como resposta ao aumento da evasão e troca de cursos. Identificar os fatores que facilitam e que dificultam a continuidade dos estudos universitários pode colaborar para intervenções psicoeducativas e psicológicas, bem como para a prevenção ao surgimento desses problemas. A presente pesquisa teve por objetivo investigar o processo de adaptação à Universidade em estudantes ingressantes no curso de Psicologia. Para isto, foram analisados os conteúdos de 18 registros em diários de bordo produzidos por estudantes do primeiro e segundo períodos de um curso de Psicologia. Nesses, buscou-se identificar indicadores de adaptação e de desajuste ao ingresso na Universidade por meio da escrita dos estudantes. A categorização gerou 11 temas que tanto vão ao encontro da literatura recente, como mostram novos temas ainda não aprofundados nessa linha de pesquisa. No primeiro grupo, destacaram-se questões como grupos de pares e administração do tempo. No segundo, itens como ambientes e aulas virtuais, que têm exigido habilidades específicas dos alunos. A Psicologia da Educação, no âmbito do ensino superior, pode dar conta dessas questões e colaborar para reduzir um problema que aflige muitos jovens brasileiros.
Abstract: Research on academic experiences have been presented as a reply to the increase in dropout and career re-choice. Identifying the factors that foster as well as hinder the path of higher education may help psycho-educational and psychological interventions, as well as to prevent these issues. This research aimed to investigate the process of adaptation to the University by freshmen in the course of Psychology. For this, the contents of 18 logbooks produced by students in the first and second semesters of a Psychology course were analyzed. In these, we sought to identify indicators of adaptation and maladjustment to entering the University through writing students. The categorization process yielded 11themes consonant to previous research findings and new themes yet in need for further studies in this line of research. In the first group, they stood out issues such as peer groups and time management. In the second, items such as on-line classes and experiences alike, demanding specific skills from the students. Educational Psychology, in university contexts, can deal with these factors and help solve a problem that upsets many university students.
Asunto: Psicologia
Universidades
Formação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68987
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752016000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Psicologia da Educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Adaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia.pdf166.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.