Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69031
Type: Artigo de Periódico
Title: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
Other Titles: Special Education from the Perspective of Inclusive Education: knowledge and practices of basic education teachers in the city of Belo Horizonte
Authors: Deolinda Armani Turci
Érika Lourenço
Giovana Moura de Souza
Abstract: O objetivo do trabalho foi investigar o conhecimento que os professores da educação básica do município de Belo Horizonte têm acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as práticas derivadas desse conhecimento. Os dados foram coletados em 2019, a partir de um questionário encaminhado para os professores de 44 escolas da rede pública municipal e estadual, sendo devolvidos e analisados 109 questionários. Os resultados apontam avanços consideráveis, contudo ainda existem dificuldades na compreensão do que seja educação inclusiva; que a formação inicial e continuada de professores ainda é deficitária; que em muitas escolas faltam estrutura física adequada; que há escassez de recursos e profissionais especializados para subsidiar as práticas escolares, dentre outros. Concluímos que ainda temos inúmeros desafios, necessitando maior investimento do poder público nas escolas e a manutenção da luta pela oferta e permanência de uma educação de qualidade para todos no ensino regular de ensino.
Abstract: The objective of the paper was to investigate the knowledge that basic education teachers in the city of Belo Horizonte have about special education in the perspective of inclusive education and the practices derived from that knowledge. Data were collected in 2019, from a questionnaire sent to teachers from 44 schools in the municipal and state public schools; 109 questionnaires were returned and analyzed. The results point to considerable advances, even though they also show that there are still difficulties in understanding what inclusive education is; that initial and continuing teacher education is still lacking; that many schools need adequate physical structure; that there is a shortage of resources and specialized professionals to subsidize school practices, among other issues. We concluded that we still have countless challenges, requiring greater investment in schools by the public authorities and the maintenance of the struggle for the offer and permanence of quality education for all in regular teaching.
Subject: Educação - Formação de professores
Identidade
Inclusão escolar
Educação e Estado
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5452
URI: http://hdl.handle.net/1843/69031
Issue Date: 29-Dec-2021
metadata.dc.url.externa: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5452
metadata.dc.relation.ispartof: Educação Em Foco
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.