Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69195
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dc.creatorVera Cristina Alexandre de Souzapt_BR
dc.creatorThyene de Vilhenapt_BR
dc.creatorPedro Henrique de Vilhenapt_BR
dc.creatorAlexei Manso Correa Machadopt_BR
dc.creatorLêni Márcia Anchietapt_BR
dc.creatorÉrika Parlato-Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-13T22:44:29Z-
dc.date.available2024-06-13T22:44:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.spage109pt_BR
dc.citation.epage122pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-88804-11-7pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69195-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: O feto é constantemente estimulado pelos ruídos do corpo da mãe e por segmentos de ruídos externos. Os bebês naturalmente vivenciam e são capazes de processarem propriedades musicais. OBJETIVO: Analisar e correlacionar situações de interação da díade mãe-bebê. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do acompanhamento do desenvolvimento da interação da díade mãe-bebê da fase gestacional até o primeiro ano de vida do bebê. Participaram deste estudo 50 díades divididas em dois grupos. Um grupo estudo composto por mães que tiveram um diagnóstico pré-natal de uma alteração estrutural e um grupo controle que não tiveram um diagnóstico pré-natal. A primeira etapa (fase gestacional) corresponde ao momento de interação da díade (mãe-feto) e a segunda etapa (a fase pós-natal) corresponde a nove minutos de vídeo, três momentos distintos de interação (com a utilização de um objeto/brinquedo, com uma música cantada pela mãe e apenas com o discurso materno) que foram analisados e correlacionados. Os vídeos dos momentos interativos foram codificados/analisados utilizando-se o Coding Interactive Behavior (CIB é um sistema de classificação global de interação entre pais e filhos). RESULTADOS: Constatou-se uma diferença significativa entre os grupos com relação a utilização do canto, pelas mães do grupo estudo, como forma de comunicação com o seu bebê ainda na fase fetal. Aos seis e nove meses de idade do bebê, verificou-se alguns domínios com significância estatística entre os grupos. Estas diferenças estatisticamente significativas conferiram melhor qualidade aos momentos de interação das díades do grupo estudo.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE ANATOMIA E IMAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSeminário internacional desenvolvimento humano na primeira infância: educação musical e musicoterapiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherRelações Mãe-Filhopt_BR
dc.subject.otherPercepção Auditivapt_BR
dc.subject.otherRelações Materno-Fetaispt_BR
dc.subject.otherFetopt_BR
dc.subject.otherMúsicapt_BR
dc.titleA observação da interação da díade mãe-bebê mediada pela música: um estudo longitudinal do pré-natal ao primeiro ano de vidapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://sites.google.com/view/musicaprimeirainfanciaufmg/homept_BR
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