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http://hdl.handle.net/1843/69195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Vera Cristina Alexandre de Souza | pt_BR |
dc.creator | Thyene de Vilhena | pt_BR |
dc.creator | Pedro Henrique de Vilhena | pt_BR |
dc.creator | Alexei Manso Correa Machado | pt_BR |
dc.creator | Lêni Márcia Anchieta | pt_BR |
dc.creator | Érika Parlato-Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-13T22:44:29Z | - |
dc.date.available | 2024-06-13T22:44:29Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.citation.spage | 109 | pt_BR |
dc.citation.epage | 122 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-88804-11-7 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/69195 | - |
dc.description.resumo | INTRODUÇÃO: O feto é constantemente estimulado pelos ruídos do corpo da mãe e por segmentos de ruídos externos. Os bebês naturalmente vivenciam e são capazes de processarem propriedades musicais. OBJETIVO: Analisar e correlacionar situações de interação da díade mãe-bebê. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do acompanhamento do desenvolvimento da interação da díade mãe-bebê da fase gestacional até o primeiro ano de vida do bebê. Participaram deste estudo 50 díades divididas em dois grupos. Um grupo estudo composto por mães que tiveram um diagnóstico pré-natal de uma alteração estrutural e um grupo controle que não tiveram um diagnóstico pré-natal. A primeira etapa (fase gestacional) corresponde ao momento de interação da díade (mãe-feto) e a segunda etapa (a fase pós-natal) corresponde a nove minutos de vídeo, três momentos distintos de interação (com a utilização de um objeto/brinquedo, com uma música cantada pela mãe e apenas com o discurso materno) que foram analisados e correlacionados. Os vídeos dos momentos interativos foram codificados/analisados utilizando-se o Coding Interactive Behavior (CIB é um sistema de classificação global de interação entre pais e filhos). RESULTADOS: Constatou-se uma diferença significativa entre os grupos com relação a utilização do canto, pelas mães do grupo estudo, como forma de comunicação com o seu bebê ainda na fase fetal. Aos seis e nove meses de idade do bebê, verificou-se alguns domínios com significância estatística entre os grupos. Estas diferenças estatisticamente significativas conferiram melhor qualidade aos momentos de interação das díades do grupo estudo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MED - DEPARTAMENTO DE ANATOMIA E IMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Seminário internacional desenvolvimento humano na primeira infância: educação musical e musicoterapia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Relações Mãe-Filho | pt_BR |
dc.subject.other | Percepção Auditiva | pt_BR |
dc.subject.other | Relações Materno-Fetais | pt_BR |
dc.subject.other | Feto | pt_BR |
dc.subject.other | Música | pt_BR |
dc.title | A observação da interação da díade mãe-bebê mediada pela música: um estudo longitudinal do pré-natal ao primeiro ano de vida | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://sites.google.com/view/musicaprimeirainfanciaufmg/home | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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A observação da interação da díade mãe-bebê mediada pela música um estudo longitudinal do pré-natal ao primeiro ano de vida.pdf | 530.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
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