Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69255
Type: Artigo de Periódico
Title: Associação entre o perfil auditivo e o diagnóstico fonoaudiológico em crianças e adolescentes
Other Titles: Association between the auditory profile and speech-language-hearing diagnosis in children and adolescents
Authors: Marina Garcia de Souza Borges
Nathália Stefanny Oliveira Gomes
Adriane Mesquita de Medeiros
Stela Maris Aguiar Lemos
Abstract: Objetivo: verificar a associação entre o resultado da avaliação auditiva e o diagnóstico fonoaudiológico de crianças e adolescentes atendidos em um ambulatório universitário. Métodos: trata-se de estudo observacional transversal, baseado em análise dos prontuários de crianças e adolescentes atendidos em um ambulatório de avaliação fonoaudiológica entre 2010 e 2014. Foram coletados dados referentes às características sociodemográficas, diagnóstico fonoaudiológico, resultados do exame auditivo e da Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo. Foi realizada análise descritiva e de associação, utilizando o teste Qui-quadrado ou Exato de Fisher e considerando nível de significância estatística de 5%. Resultados: a amostra foi composta por 122 participantes, a maioria do sexo masculino (67,2%), com média de idade de 8,78 anos. Foi verificada associação estatisticamente significante entre o resultado da audiometria e a hipótese diagnóstica de alteração da linguagem escrita (p = 0,011); entre os resultados dos testes de Memória Sequencial Não Verbal e de localização sonora com as hipóteses diagnósticas de alteração dos aspectos cognitivos da linguagem (p = 0,019 e p = 0,033, respectivamente) e da fala (p = 0,003 e p = 0,020, respectivamente) e entre o resultado do teste de Memória Sequencial Verbal com a hipótese diagnóstica de alteração de fala (p = 0,005). Conclusão: diante das associações encontradas, propõe-se que crianças e adolescentes com alterações na fala realizem a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo com a finalidade de verificar possíveis aspectos alterados, favorecendo intervenções terapêuticas direcionadas.
Abstract: Purpose: to verify the association between the auditory assessment result and the speech-language-hearing diagnosis in children and adolescents. Methods: an observational, cross-sectional study based on the analysis of medical records of children and adolescents that received care at a speech-language-hearing assessment outpatient center between 2010 and 2014. Data on sociodemographic characteristics, speech-language-hearing diagnosis, auditory examination results, and Auditory Processing Simplified Assessment results were collected. Descriptive and association analyses were conducted with either the chi-squared or Fisher’s exact test, considering the 5% statistical significance level. Results: the sample comprised 122 participants, most of them males (67.2%), mean age 8.78 years. A statistically significant association was verified between the audiometry result and the diagnostic hypothesis of change in written language (p = 0.011); between the results of both the sequential memory test for nonverbal sounds and sound localization and the diagnostic hypotheses of change in the cognitive aspects of language (p = 0.019 and p = 0.033, respectively) and of speech (p = 0.003 and p = 0.020, respectively); and between the result of the sequential memory test for verbal sounds and the diagnostic hypothesis of change in speech (p = 0.005). Conclusion: given the associations found, it is proposed that children and adolescents with changes in speech undergo the Auditory Processing Simplified Assessment to verify the possibility of changed aspects, favoring directed therapeutic interventions.
Subject: Fonoaudiologia
Criança
Adolescente
Testes auditivos
Diagnóstico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123110020
URI: http://hdl.handle.net/1843/69255
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/7WFhtQJf6c9hSg9cCstkSst/?lang=pt#ModalTutors
metadata.dc.relation.ispartof: Revista CEFAC
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.