Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69357
Type: Dissertação
Title: Análise do teletrabalho dos servidores da Universidade Federal de Minas Gerais nos anos de pandemia de covid-19 - 2020 e 2021 com foco na extensão universitária
Other Titles: Analysis of teleworking of workers at the Federal University of Minas Gerais during COVID-19 pandemic - years 2020 and 2021 with emphasis on university extension
Authors: Gilma Pereira de Oliveira
First Advisor: Ariane Agnes Corradi
First Referee: Amália Raquel Perez Nebra
Second Referee: Raoni Barros Bagno
Abstract: O teletrabalho foi realizado, na UFMG, durante o período de pandemia de covid-19. Em virtude deste contexto aponta-se a seguinte pergunta: quais foram os impactos provocados pelo teletrabalho realizado nos anos de 2020 e 2021 na Universidade Federal de Minas Gerais? Este estudo investiga os impactos do teletrabalho dos servidores da Pró-Reitoria de Extensão e na realização das atividades de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais nos anos de 2020 2021, no contexto da pandemia de covid-19. Foram investigadas também, as possíveis inovações implementadas, tratadas sob uma perspectiva institucional de mudança nos processos de trabalho na extensão universitária, seja no trabalho administrativo dos servidores da Proex ou no trabalho das equipes que desenvolveram as atividades de extensão. Este recorte foi escolhido pelo fato da extensão universitária se tratar de uma área de interface direta entre a universidade e as necessidades sociais e que, portanto, foi bastante afetada pela pandemia. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo com objetivo exploratório através de uma abordagem qualitativa, multimetodológica, por meio de um estudo de caso, de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e observação participante. Os participantes escolhidos para esta pesquisa foram os servidores gestores e técnico-administrativos da Pró-Reitoria de Extensão e coordenadores de atividades de extensão. Foram entrevistados quatro servidores gestores, quatorze servidores técnico-administrativos da Proex/UFMG, três coordenadores de atividades de extensão da UFMG e um servidor técnico em segurança do trabalho do Departamento de atenção à saúde do trabalhador (DAST/UFMG). Como impactos positivos tem-se, a redução do tempo de deslocamento diário, que permitiu que os servidores dedicassem mais tempo às suas famílias, ao estudo, ao lazer e ao cuidado pessoal, o que fez com que muitos se sentissem mais motivados com a realização do trabalho na instituição, a redução de custos para a instituição e maior autonomia e flexibilidade na realização das atividades pelos trabalhadores. A análise de conteúdo dos materiais coletados, sobretudo a partir das entrevistas, indicou impacto negativo do teletrabalho principalmente quanto à falta de socialização causada pela execução das atividades fora das dependências da instituição. Destacam-se também problemas relacionados à saúde física e ergonomia no teletrabalho. Além disso, a inovadora oferta de atividades de extensão de forma remota favoreceu participação e acesso de indivíduos de diferentes locais do país e exterior, resultando em maior divulgação e alcance das ações de extensão da UFMG, assim como a não interrupção de serviços prestados pela universidade nos dois anos de pico da pandemia. A inovação na forma de realização do trabalho se deu através do uso de ferramentas baseadas em tecnologias de informação e comunicação e na gestão remota das equipes. Algumas contribuições dos resultados desse estudo são a necessidade de aprimoramento da política de teletrabalho da UFMG, principalmente no que tange ao monitoramento da saúde dos servidores, responsabilidades com a segurança da informação e adequação dos processos de comunicação institucional ao teletrabalho.
Abstract: Teleworking took place at UFMG during the covid-19 pandemic. Due to this context, the following question arises: what were the impacts caused by teleworking in 2020 and 2021 at the Federal University of Minas Gerais? This study investigates the impacts of teleworking on the staff of the Dean of Extension (Proex) and on the performance of extension activities at the Federal University of Minas Gerais in 2020-2021, amidst the covid-19 pandemic. We also investigated the possible innovations implemented, treated from an institutional perspective of change in the work processes in university extension, whether in the administrative work of Proex staff or in the work of the teams that carried out the extension activities. Such snapshot is provided because university extension is an area where the university and social needs walk hand in hand being greatly affected by the pandemic. In methodological terms, this is an exploratory study using a qualitative, multi-methodological approach, through a case study, bibliographical research, documentary analysis, interviews, and participant observation. The participants chosen for this study were managers and technical-administrative staff from the Pro-Rectory of Extension and coordinators of extension activities. We interviewed four managers and fourteen technical-administrative staff from Proex/UFMG, three coordinators of UFMG extension activities and one occupational safety technician from the Department of Workers' Health Care (DAST/UFMG). Positive impacts include the reduction in daily commuting time, which has allowed civil servants to devote more time to their families, study, leisure and personal care, which has made many of them feel more motivated to carry out their work at the institution, the reduction in costs for the institution and greater autonomy and flexibility in the way workers carry out their activities. The content analysis of the materials collected, especially from the interviews, indicated the negative impact of teleworking, mainly in terms of the lack of socialization caused by carrying out activities away from the institution's premises. Problems related to physical health and ergonomics in teleworking were also highlighted. In addition, the innovative remote provision of outreach activities favored the participation and access of individuals from different parts of the country and abroad, resulting in greater dissemination and reach of UFMG's outreach activities, as well as the non-interruption of services provided by the university during the two peak years of the pandemic. The innovative way in which the work was carried out was through the use of tools based on information alongside communication technologies and remote team management. Some of the contributions of the results of this study are the need to improve UFMG teleworking policy, especially with regard to monitoring the health of civil servants, information security responsibilities and adapting institutional communication processes to teleworking.
Subject: Inovações tecnológicas
Teletrabalho
Extensão universitária
Desenvolvimento organizacional
Trabalho – Efeito das inovações tecnológicas
COVID-19
Pandemia 2020
Universidades e faculdades públicas – Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICEX - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/69357
Issue Date: 8-Feb-2024
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