Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/69562
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação para as relações étnico-raciais: como combater o racismo e contribuir para uma cultura antirracismo e antirracista na escola e em sua comunidade?
Autor(es): Silvia Fernanda Mutz da Silva
Primeiro Orientador: Ronaldo Corrêa Gomes Junior
Primeiro membro da banca : Luciana de Oliveira Silva
Segundo membro da banca: Marina Morena dos Santos e Silva
Resumo: O presente projeto de ensino, fundamenta-se nos princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), busca responder à seguinte pergunta: “como combater o racismo e contribuir para uma cultura antirracismo e antirracista na escola e em sua comunidade?”. A justificativa para o projeto reside na persistência do racismo em nossa sociedade, com reflexo na escola. Mais além, a temática étnico-racial alinha-se ao multiculturalismo, um tema transversal contemporâneo apontado na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) sendo de tratamento obrigatório segundo as leis nº10.639/2003 e 11.645-08. Os conceitos essenciais para compreensão da temática são abordados na fundamentação teórica, tais como racismo, preconceito racial, antirracismo, antirracista, negro e negritude (Gomes, 2012; Ribeiro, 2019; Almeida, 2019) promovendo uma postura reflexiva e proativa frente ao racismo, contribuindo para o entendimento do letramento racial crítico (Ferreira, 2015)e a compreensão da indissociabilidade entre raça, gênero e classe. A fundamentação teórica incorpora a ABP por privilegiar a experiência, a investigação, a descoberta e o protagonismo dos estudantes. O projeto destina-se aos estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental, podendo ser estendido ao ensino médio. Para desenvolvimento, são propostas atividades e experiências, que se organizam em sete etapas, visando valorizar e ampliar o conhecimento sobre a cultura africana e afro-brasileira como estratégias de enfrentamento ao racismo. O projeto inicia-se com o conhecimento e a identificação das diferentes fases de abordagem das questões étnico-raciais no contexto escolar (Rocha, 2006), mediante diagnóstico inicial (primeira etapa) e culminando com a realização de uma mostra cultural (na sétima etapa). O diagnóstico e demais atividades propostas visam desconstruir estereótipos e criar e uma ambiência de representatividade étnico-racial. Busca-se ainda promover a compreensão das relações entre Brasil e África pesquisando a história e as influências culturais. As atividades serão protagonizadas pelos estudantes, mediados por seus professores e com o uso estratégico de tecnologias digitais. A avaliação, alinhada à proposta de Hernández e Ventura (1998), considerando as concepções de Perrenoud (1999) e Bender (2014), é concebida como um processo formativo e reflexivo permeado pela observação atenta e com oportunidades de autoavaliação e avaliação por pares. O projeto de ensino inclui manual do professor e apresenta as ferramentas digitais indicadas no desenvolvimento das atividades, bem como as diversas possibilidades de uso.
Abstract: The present teaching project, based on the principles of Project-Based Learning (PBL), aims to address the following question: "How to combat racism and contribute to an anti-racism and anti-racist culture in school and in your community?” The justification for the project lies in the persistence of racism in our society, which is reflected in the school environment. Furthermore, the ethnic-racial theme aligns with multiculturalism, a contemporary cross-cutting theme highlighted in the National Common Curricular Base (Brazil, 2018), mandated by laws nº10.639/2003 and 11.645-08. Essential concepts for understanding the theme are addressed in the theoretical framework, such as racism, racial prejudice, anti-racism, anti-racist, black, and blackness (Gomes, 2012; Ribeiro, 2019; Almeida, 2019), promoting a reflective and proactive stance against racism, contributing to the understanding of critical racial literacy (Ferreira, 2015), and recognizing the inseparability of race, gender, and class. The theoretical framework incorporates Project-Based Learning by favoring student experience, investigation, discovery, and protagonism. The project is designed for students from the fifth to the ninth grade, with the potential of extend to high school. Proposed activities and experiences, organized into seven stages, aim to value, and expand knowledge about African and Afro-Brazilian culture as strategies to confront racism. The project begins with understanding and identifying distinct phases of addressing ethnic-racial issues in the school context (Rocha, 2006), through an initial diagnosis (first stage), culminating in a cultural showcase (seventh stage). The diagnosis and other proposed activities aim to deconstruct stereotypes and create an atmosphere of ethnic-racial representativity. The project also seeks to promote an understanding of the relations between Brazil and Africa by researching history and cultural influences. Activities will be led by students, mediated by their teachers, and strategically use digital technologies. Evaluation, aligned with the proposal of Hernández and Ventura (1998), considering the concepts of Perrenoud (1999) and Bender (2014), is conceived as a formative and reflective process permeated by careful observation and opportunities for self-assessment and peer evaluation. The teaching project includes a teacher's manual and presents the digital tools recommended for activity development, as well as the various possibilities of use.
Assunto: Linguagens e línguas – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/69562
Data do documento: 3-Fev-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

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