Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69586
Type: Dissertação
Title: Para pensar arte, educação e sustentabilidade: um estudo do Projeto Respiradores pela ótica das noções de ecosofia e educação performativa
Authors: Francisco de Paulo D'Avila Júnior
First Advisor: Maurilio Andrade Rocha
First Referee: Gilberto Icle
Second Referee: Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
Abstract: A presente dissertação de mestrado faz uma análise do projeto artístico-pedagógico Respiradores, desenvolvido na Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcellos, Sete Lagoas-MG, com estudantes do Ensino Fundamental II, a partir dos seguintes conceitos: ecosofia e educação performativa. A pesquisa explora como esses elementos se entrelaçam para promover uma abordagem globalizante no que se refere aos aspectos culturais, emocionais e ambientais no processo de ensino-aprendizagem. São abordados os impactos dessa perspectiva na formação dos estudantes, na sua percepção do meio ambiente e no desenvolvimento de habilidades criativas, críticas e cívicas. Além disso, examina como a performance artística pode ser uma abordagem frutífera para envolver os alunos de forma participativa e reflexiva em questões ambientais e sociais nas aulas de arte e no contexto escolar.
Abstract: This master's thesis analyzes the artistic-pedagogical project Respiradores, developed at the Bernardo Valadares de Vasconcellos State School, Sete Lagoas-MG, with students from Elementary School II, based on the following concepts: ecosophy and performative education. The research explores how these elements intertwine to promote a global approach to cultural, emotional and environmental aspects in the teaching-learning process. The impacts of this perspective on students' training, their perception of the environment and the development of creative, critical and civic skills are involved. Furthermore, examine how artistic performance can be an effective strategy to engage students in a participatory and reflective way in environmental and social issues in art classes and in the school context.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Ecologia humana
Educação ambiental
Escolas públicas - Minas Gerais
Arte interativa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69586
Issue Date: 24-Nov-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO MESTRADO.UFMG.FRANCISCO JUNIOR.pdf3.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.