Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alexandre de Pádua Carrieript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0555523196295968pt_BR
dc.contributor.referee1Rafael do Nascimento Grohmannpt_BR
dc.contributor.referee2Dimitri Augusto da Cunha Toledopt_BR
dc.contributor.referee3David Silva Francopt_BR
dc.creatorKaio Lucas da Silva Rosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996095144509648pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-02T19:35:17Z-
dc.date.available2024-07-02T19:35:17Z-
dc.date.issued2024-01-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69593-
dc.description.abstractThis dissertation aims to comprehend the development of the organizational practices of the platform drivers cooperative in Varginha (Minas Gerais, Brazil). Using a qualitative approach, a case study was conducted, employing the observation of a WhatApp group from the cooperative and semi-structured interviews with 12 cooperative drivers. The reflective thematic analysis allowed data interpretation, and the construction of a narrative of the cooperative’s organizational practices. Results highlighted the collective organization of labor as an answer to the common dynamic imposed by digital platforms of attracting drivers with low rates, making them dependent on and then deteriorating the work conditions. The hierarchical algorithm-based management – characteristic of uberism – is identified as the imposition of rules by digital platforms, establishing asymmetries among corporations and drivers. The results call attention to the need of understanding the algorithms of platforms as molded by capitalist interests, with maximization of profits rising over the drivers’ labor. It is suggested that the cooperative presents a continuity on the tradition of resistance of popular cooperativism. The process of establishment of the cooperative highlights normative challenges, calling forth the importance of balance between understanding the organization’s nature and its formalization. The collective management, although it is recognized as able of self-management, is contextualized as a heterodox experiment. The crucial role of WhatApp on the communication, collaboration and solidarity among drivers is evident. The research points to the technological and dependency-related challenges presented, emphasizing the duality between autonomy and dependence of drivers. The implementation of a new app is awaited expectantly, because it may influence the transition of submission to autonomy, although the delay generates frustration and affects labor organization. In regard to terminology, the research questions the adequacy of the term platform cooperativism, proposing the use of Collective and Popular Organizations of Platform Work to reach initiatives on supporting and incentivizing the Organization of Brazilian Cooperatives (OCB) and potential benefits that may come from strengthening by the National Secretary of Solidary Economy (SENAES). Furthermore, the importance of initiatives like partnerships with Technological Incubators of Popular Cooperatives (ITCPs) is highlighted, and the need for political action turned towards these organizations, recognizing them as experiences that are not finished, but open and complex experiences.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação visa compreender o desenvolvimento das práticas organizativas da cooperativa de motoristas de plataformas em Varginha (Minas Gerais, Brasil). Utilizando uma abordagem qualitativa, foi conduzido um estudo de caso, empregando a observação do grupo de WhatsApp da cooperativa e entrevistas semiestruturadas com 12 motoristas cooperados. A análise temática reflexiva possibilitou a interpretação dos dados e uma construção narrativa das práticas organizativas da cooperativa. Os resultados destacam a organização coletiva do trabalho como resposta à dinâmica, comumente imposta pelas plataformas digitais, de atrair motoristas com tarifas baixas, torná-los dependentes e deteriorar o trabalho. Característica do uberismo, a heterogestão algorítmica é identificada como a imposição de regras pelas plataformas digitais, estabelecendo assimetrias entre as corporações e os motoristas. Os resultados ressaltam a necessidade de compreender os algoritmos das plataformas como moldados pelos interesses capitalistas, onde a maximização de lucros rebaixa o trabalho dos motoristas. Sugere-se que a cooperativa representa uma continuidade na tradição de resistência do cooperativismo popular. O processo de estabelecimento da cooperativa destaca desafios normativos, ressaltando a importância do equilíbrio entre a compreensão da natureza organizativa e sua formalização. A gestão coletiva, embora reconhecida como dotada de características autogestionárias, é contextualizada como uma experimentação heterodoxa. O papel crucial do WhatsApp na comunicação, colaboração e solidariedade entre os motoristas é evidenciado. A pesquisa aponta para desafios tecnológicos e de dependência, enfatizando a dualidade entre autonomia e dependência dos motoristas. A implementação de um novo aplicativo é aguardada com expectativa, pois pode influenciar a transição da submissão à autonomia, embora a demora gere frustração e afete a organização do trabalho. No que tange à terminologia, a pesquisa questiona a adequação do termo cooperativismo de plataforma e propõe o uso de organizações coletivas e populares de trabalho por plataforma para abranger iniciativas autogestionárias. Por fim, são delineados desafios futuros, destacando as limitações no apoio e fomento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e os potenciais benefícios advindos do fortalecimento pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Além disso, destaca-se a importância de iniciativas como parcerias com Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) e a necessidade de políticas públicas voltadas a essas organizações, reconhecendo-as como experiências que são formas não acabadas, mas experiências complexas em aberto.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectUberismopt_BR
dc.subjectPráticas organizativaspt_BR
dc.subjectMotoristas de plataformaspt_BR
dc.subjectCooperativismo de plataformapt_BR
dc.subjectOrganizações coletivas e populares de trabalho por plataformapt_BR
dc.subject.otherCooperativaspt_BR
dc.subject.otherMotoristaspt_BR
dc.subject.otherTransportept_BR
dc.subject.otherTrânsito de passageirospt_BR
dc.titlePara onde vamos? Um caso da organização coletiva de motoristas para além do cooperativismo de plataformapt_BR
dc.title.alternativeWhere are we going? A case of collective organization of drivers beyond platform cooperativismpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7865-6585pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kaio_Rosa_Dissertação.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons