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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Frank Magalhães de Pinhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321841716590647pt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Augusto Oliveira Santospt_BR
dc.contributor.referee2Thaís Alves dos Santospt_BR
dc.creatorSilvânia de Souza Abrantespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8667424827181097pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-02T19:53:48Z-
dc.date.available2024-07-02T19:53:48Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69596-
dc.description.resumoDiante dos desafios relacionados à promoção da leitura no contexto nacional e das dificuldades enfrentadas na formulação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento da prática de leitura em pessoas jovens e adultas nos Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC) em Minas Gerais, esta pesquisa buscou apresentar e detalhar diretrizes para a criação de indicadores sociais capazes de orientar agentes sociais e políticos nessa complexa missão. A metodologia adotada incluiu um estudo doutrinário, concentrando-se especialmente na área da linguística, para compreender a importância da leitura como uma prática social significativa e emancipadora. Adicionalmente à revisão bibliográfica, o enfoque documental, por meio de dados provenientes de pesquisas e diretrizes do currículo da educação brasileira, foi crucial como base para a definição de diretrizes assertivas em relação às reais demandas da população quanto a essa prática. Destaca-se também a consideração do público-alvo da pesquisa como protagonista no processo de ensino aprendizagem, o que motivou a busca por estudos específicos sobre os CESEC. Essa abordagem possibilitou a identificação de pontos comuns para o entendimento das diretrizes que devem ser consideradas na elaboração de políticas públicas, visando atender às necessidades particulares do referido público. Dessa forma, o estudo propõe uma base sólida para orientar a criação de políticas públicas eficazes, alinhadas às reais exigências e desafios enfrentados pelos(as) estudantes nos CESEC, promovendo, assim, uma prática leitora mais abrangente e efetiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCESECpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.titlePor políticas públicas de fomento à leitura nos centros estaduais de educação continuada (CESEC) em Minas Gerais: proposição de diretrizes para a elaboração de indicadores sociaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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