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http://hdl.handle.net/1843/69596
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Frank Magalhães de Pinho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8321841716590647 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ricardo Augusto Oliveira Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Thaís Alves dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Silvânia de Souza Abrantes | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8667424827181097 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-02T19:53:48Z | - |
dc.date.available | 2024-07-02T19:53:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/69596 | - |
dc.description.resumo | Diante dos desafios relacionados à promoção da leitura no contexto nacional e das dificuldades enfrentadas na formulação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento da prática de leitura em pessoas jovens e adultas nos Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC) em Minas Gerais, esta pesquisa buscou apresentar e detalhar diretrizes para a criação de indicadores sociais capazes de orientar agentes sociais e políticos nessa complexa missão. A metodologia adotada incluiu um estudo doutrinário, concentrando-se especialmente na área da linguística, para compreender a importância da leitura como uma prática social significativa e emancipadora. Adicionalmente à revisão bibliográfica, o enfoque documental, por meio de dados provenientes de pesquisas e diretrizes do currículo da educação brasileira, foi crucial como base para a definição de diretrizes assertivas em relação às reais demandas da população quanto a essa prática. Destaca-se também a consideração do público-alvo da pesquisa como protagonista no processo de ensino aprendizagem, o que motivou a busca por estudos específicos sobre os CESEC. Essa abordagem possibilitou a identificação de pontos comuns para o entendimento das diretrizes que devem ser consideradas na elaboração de políticas públicas, visando atender às necessidades particulares do referido público. Dessa forma, o estudo propõe uma base sólida para orientar a criação de políticas públicas eficazes, alinhadas às reais exigências e desafios enfrentados pelos(as) estudantes nos CESEC, promovendo, assim, uma prática leitora mais abrangente e efetiva. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | CESEC | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão Pública | pt_BR |
dc.title | Por políticas públicas de fomento à leitura nos centros estaduais de educação continuada (CESEC) em Minas Gerais: proposição de diretrizes para a elaboração de indicadores sociais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Pública |
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