Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69614
Type: Tese
Title: Mídia, gênero e feminilidade : representações do protagonismo feminino nas telenovelas das 21 horas da Rede Globo de Televisão na década de 2010
Authors: Mariana Barbosa Gonçalves
First Advisor: Paula Guimarães Simões
First Referee: Marcos Vinicius Meigre e Silva
Second Referee: Karina Gomes Barbosa da Silva
Third Referee: Frederico de Mello Brandão Tavares
metadata.dc.contributor.referee4: Vera Regina Veiga França
Abstract: Um dos principais produtos da indústria do entretenimento, a telenovela está consolidada no cotidiano brasileiro. As narrativas ficcionais estão presentes na televisão nacional desde a sua inauguração, na década de 1950, e, juntamente com os telejornais, os folhetins televisivos formam a base da programação das principais emissoras – especialmente da maior emissora do país, a Rede Globo de Televisão. Ao exibir, quase diariamente, um exemplo do que seria o cotidiano da sociedade brasileira, as telenovelas apresentam modelos de identidades e os valores de nossa sociedade. Pensando nessa correlação entre as tramas ficcionais e a vida social, buscamos, neste trabalho, problematizar como tais representações perpassam o imaginário social e como afetam também a construção de um tipo ideal de feminilidade, a partir do problema de pergunta: Quais representações de mulher e de feminilidade emergem a partir das protagonistas das telenovelas das 21 horas da Rede Globo de Televisão que foram ao ar durante a década de 2010? A pesquisa abrangeu um corpus formado por 26 personagens analisadas em 19 telenovelas inéditas. Para a análise, associamos duas metodologias para análise de telenovelas/audiovisual: a “etnografia de tela”, ancorada no trabalho desenvolvido por Rial (2004), associando ferramentas de coleta de dados etnográficos, sua contextualização com o tempo social e o “mergulho” nos capítulos; e a eleição de “eventos narrativos”, proposta por Rocha (2016), elegendo acontecimentos da narrativa que mobilizem o desenvolvimento da história. O estudo propôs uma mirada relacionando o produto comunicacional, a representação do feminino a partir dessas personagens e a vida social. A análise parte dos valores que emergem dessas representações e que dão a ver a respeito do que é valorizado nessas mulheres e nas representações femininas. Elegemos, a partir das representações, cinco grandes valores que se desdobraram em capítulos teórico-analíticos, sendo eles: beleza, trabalho, raça e classe, maternidade e amor. Alguns valores estão ligados ao lugar social dessas mulheres, enquanto outros se relacionam à performatividade do feminino que foram identificados nessas protagonistas. Em cada capítulo, buscou-se elaborar um diálogo entre a literatura atual a respeito desses eixos de análise e as representações dessas personagens.
Abstract: One of the main products of the entertainment industry, the Brazilian telenovelas are consolidated in Brazilian daily life. Fictional narratives have been present on national television since its inauguration in the 1950s, and, together with television news, television serials form the basis of the programming of the main broadcasters – especially the largest broadcaster in the country, Rede Globo de Televisão. By showing, almost daily, an example of what everyday life would be like in Brazilian society, Brazilian telenovelas present models of identities and the values of our society. Thinking about this correlation between fictional plots and social life, we seek, in this work, to problematize how such representations permeate the social imaginary and how they also affect the construction of an ideal type of femininity, based on the question problem: What representations of women and of femininity emerge from the protagonists of the 9 pm telenovelas on Rede Globo de Televisão that aired during the 2010s? The research covered a corpus made up of 26 characters analyzed in 19 new Brazilian telenovelas. For the analysis, we associated two methodologies for analyzing soap operas/audiovisual: “screen ethnography”, anchored in the work developed by Rial (2004), associating ethnographic data collection tools, their contextualization with social time and “diving”. in the chapters; and the election of “narrative events”, proposed by Rocha (2016), choosing narrative events that mobilize the development of the story. The study proposed a perspective relating the communicational product, the representation of the feminine from these characters and social life. The analysis starts from the values that emerge from these representations and that reveal what is valued in these women and in female representations. Based on the representations, we chose five major values that were divided into theoretical-analytical chapters, namely: beauty, work, race and class, motherhood and love. Some values are linked to the social place of these women, while others are related to the performativity of the feminine that were identified in these protagonists. In each chapter, we sought to develop a dialogue between current literature regarding these axes of analysis and the representations of these characters.
Subject: Comunicação - Teses
Relações de gênero - Teses
Telenovelas - Teses
Feminilidade - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69614
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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