Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/69617
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos níveis de GDF-15 e vias biológicas reguladas em pacientes com síndrome dos ovários policísticos tratados com metformina.
Autor(es): Fernanda Medeiros Vale Magalhães
Primeiro Orientador: Karina Braga Gomes Borges
Primeiro membro da banca : Claudia Natalia Ferreira
Segundo membro da banca: Ieda de Fatima Oliveira Silva
Resumo: A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição endócrina que se relaciona com diversas manifestações clínicas metabólicas, reprodutivas e psicológicas. O GDF-15 é uma citocina associada a distúrbios metabólicos e pode regular o metabolismo de lipídeos, glicose e como consequência aumentar a sensibilidade à insulina em pacientes que possuem resistência insulínica e/ou diabetes mellitus tipo 2 (DM2). A metformina é comumente usada no tratamento de DM2 e atualmente também têm sido utilizada na SOP. Considerando que o GDF-15 está relacionado a doenças inflamatórias e metabólicas, nossa hipótese é de que o GDF-15 pode estar associado à SOP e suas complicações, bem como pode ser modulado pelo tratamento com metformina. No presente estudo, investigamos a relação entre GDF-15 e SOP, o efeito da metformina nos níveis de GDF-15 e possíveis vias biológicas relacionadas ao GDF-15. Para isso, 35 pacientes com SOP e 32 mulheres hígidas foram incluídas e os níveis de GDF-15 foram comparados entre esses grupos. Além disso, amostras de 7 pacientes com SOP tratadas com metformina e 15 sem tratamento foram incluídas nesta análise. Os níveis de GDF-15 foram analisados através do kit MILLIPLEX® MAP. As vias biológicas relacionadas ao GDF-15 foram avaliadas usando conjuntos de dados STRING, SIGNOR e Pathway Commons. Os níveis de GDF-15 no grupo SOP foram maiores em comparação aos controles (p=0,039). No grupo de mulheres com SOP tratadas com meftormina, os níveis de GDF-15 também foram significativamente maiores (p=0,007). Após análise de proteínas relacionadas ao GDF-15 entre os conjuntos de dados, encontramos uma interação significativa com proteínas relacionadas à SOP e suas complicações, como resposta ao estrogênio, estresse oxidativo, infertilidade ovariana, IL-18, IL-4, AGE/RAGE , leptina, TGF-beta, adipogênese e insulina. Desta forma, os achados sugerem que existe uma relação entre GDF-15 e SOP, e que o tratamento com metformina pode aumentar os níveis de GDF-15. Além disso, o mesmo poderia participar de vias biológicas relacionadas a complicações na SOP.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FARMACIA - FACULDADE DE FARMACIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/69617
Data do documento: 5-Jul-2023
Término do Embargo: 5-Jul-2025
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_FernandaMagalhaes_VersaoFinal.pdf
  Até 2025-07-05
1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.