Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69627
Type: Dissertação
Title: Território usado e fast-food no Brasil: a rede global KFC e os estabelecimentos do circuito superior marginal da economia
Authors: Marina Araújo
First Advisor: Fábio Tozi
First Referee: María Mónica Arroyo
Second Referee: Felipe Nunes Coelho Magalhães
Abstract: Essa pesquisa buscou distinguir as possíveis manifestações dos circuitos da economia urbana no território nacional diante da divisão territorial do trabalho hegemônica por meio do estudo de redes de fast-food. Buscamos analisar a atuação, no Brasil, da rede estadunidense Kentucky Fried Chicken (KFC), a terceira marca de restaurante fast-food mais valiosa do mundo. Simultaneamente, analisou-se o surgimento de franquias brasileiras pioneiras na venda de frango frito no balde no país (Hot n’Tender, Chicken-In e Jet Chicken), cujo surgimento antecedeu a própria instalação do KFC, e suas estratégias territoriais de expansão. O estudo dessas três franquias brasileiras se justifica pelo fato de elas terem sido criadas em período anterior a 2003, ano da terceira instalação da rede KFC no Brasil, e permanecerem em atividade até os dias atuais. Essas franquias podem ser consideradas como pertencentes ao circuito superior marginal da economia cujos atores – não hegemônicos – utilizaram configurações que já estavam prontas, desenvolvendo-se a partir de interstícios produzidos pelo circuito superior. Ao estudar a dinâmica territorial dessas redes brasileiras, foi possível observar como, diante das modernizações tecnológicas, diferentes agentes da economia urbana se desenvolvem e persistem em um mercado de acelerada renovação técnica e normativa, controlado por atores hegemônicos. Foram realizados trabalhos de campo com visitas técnicas em restaurantes das franquias nacionais estudadas e da rede global KFC em Belo Horizonte/MG e sua Região Metropolitana e nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, São Paulo/SP e Divinópolis/MG. Como recursos metodológicos, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, não-estruturadas e observação distanciada. Por meio de pesquisa documental e de trabalhos de campo foi possível distinguir: i) a produção menos sofisticada baseada em tecnologias menos modernas do circuito superior marginal residual – cuja comercialização é decorrente de oportunidades de negócios e cujos atores expressam um uso do território como abrigo – aqui representado pela Jet Chicken; ii) a produção que possui certo nível de sofisticação, mas que utiliza tecnologias menos modernas do circuito superior marginal – de empresas, como a Chicken-In, que utilizam as formas que já estavam prontas, aproveitando-se, muitas vezes dos interstícios produzidos pelo próprio circuito superior; iii) a produção baseada em tecnologias mais modernas do circuito superior marginal emergente – cuja comercialização é decorrente de um planejamento estratégico e cujos agentes, como a Hot n’Tender, usam o território como recurso; iv) e a produção destinada ao mercado global amparada por elevado nível tecnológico do circuito superior, cuja atuação revela o uso corporativo do território nacional tal como é feito pela rede KFC. Portanto, a partir da diversidade e da convivência dos estabelecimentos dedicados à venda de frango frito no balde no Brasil podemos afirmar, como propõe a teoria original, que os circuitos da economia urbana são vasos comunicantes. Diante do fortalecimento do circuito superior, empresas como a Chicken-In, Jet Chicken e Hot n’Tender encontram brechas nas áreas nas quais o KFC não se instalou, bem como no oferecimento de cardápios mais adequados aos hábitos alimentares brasileiros.
Abstract: This research sought to distinguish the possible manifestations of the circuits of the urban economy in the national territory in the face of the hegemonic territorial division of labor through the study of fast-food chains. We seek to analyze the performance, in Brazil, of the American chain Kentucky Fried Chicken (KFC), the third most valuable fast-food restaurant brand in the world. Simultaneously, the emergence of Brazilian franchises that were pioneers in the sale of fried chicken by the bucket in the country (Hot n’Tender, Chicken-In and Jet Chicken) was analyzed, whose emergence preceded the installation of KFC itself, and their territorial expansion strategies. The study of these three Brazilian franchises is justified by the fact that they were created before 2003, the year of the third installation of the KFC chain in Brazil and remain in activity to this day. These franchises can be considered as belonging to the upper marginal circuit of the economy whose actors – non-hegemonic – used configurations that were already ready, developing from interstices produced by the upper circuit. By studying the territorial dynamics of these Brazilian networks, it was possible to observe how, in the face of technological modernization, different agents of the urban economy develop and persist in a market of accelerated technical and normative renewal, controlled by hegemonic actors. Fieldwork was carried out with technical visits to restaurants of the national franchises studied and the global chain KFC in Belo Horizonte/MG and its Metropolitan Region and in the cities of Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, São Paulo/SP and Divinópolis/MG. As methodological resources, semi-structured and unstructured interviews and distanced observation were used. Through documentary research and fieldwork it was possible to distinguish: i) less sophisticated production based on less modern technologies from the residual upper marginal circuit – whose commercialization is a result of business opportunities and whose actors express a use of the territory as a shelter – represented here by Jet Chicken; ii) production that has a certain level of sophistication, but uses less modern technologies from the upper marginal circuit – from companies, such as Chicken-In, that use forms that were already ready, often taking advantage of the interstices produced by the superior circuit itself; iii) production based on more modern technologies from the emerging upper marginal circuit – whose commercialization is the result of strategic planning and whose agents, such as Hot n’Tender, use the territory as a resource; iv) and production destined for the global market supported by a high technological level of the superior circuit, whose performance reveals the corporate use of the national territory as is done by the KFC chain. Therefore, based on the diversity and coexistence of establishments dedicated to selling fried chicken by the bucket in Brazil, we can affirm, as proposed by the original theory, that the circuits of the urban economy are communicating vessels. Given the strengthening of the upper circuit, companies such as Chicken-In, Jet Chicken and Hot n’Tender find gaps in areas where KFC has not established itself, as well as in offering menus suited to Brazilian eating habits.
Subject: Brasil – Condições econômicas
Refeições ligeiras – Brasil
Franquias – Comércio varejista
Globalização – Aspectos econômicos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/69627
Issue Date: 22-Mar-2024
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