Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/69634
Tipo: Tese
Título: Inovação colaborativa na gestão das águas: considerações a partir do protocolo OGA Brasil
Título(s) alternativo(s): Collaborative innovation in water resources management: considerations from the OGA Brasil protocol
Autor(es): Cristina Camila Teles Saldanha
Primeiro Orientador: Ivan Beck Ckagnazaroff
Primeiro membro da banca : Alexandre de Pádua Carrieri
Segundo membro da banca: Fernanda Costa de Matos
Terceiro membro da banca: Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz
Quarto membro da banca: Daniel Paulino Teixeira Lopes
Resumo: Esta tese está centrada no estudo da Inovação Colaborativa que corresponde a novas soluções concebidas por meio de colaboração para resolver problemas complexos, tal como acontece na Gestão de Recursos Hídricos em que os atores interessados se mobilizam em prol de alternativas para as questões ligadas à disponibilidade de água. Para auxiliar na gestão das águas, a rede Observatório da Governança das Águas idealizou um Protocolo que visa diagnosticar os Comitês de Bacias Hidrográficas, unidade de gestão no nível local, considerando o recorte das bacias hidrográficas, cuja configuração participativa possibilita fornecer espaços propícios para colaborar e desenvolver inovações. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar em que extensão os representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas consideram que as iniciativas decorrentes do Protocolo de Monitoramento da Governança das Águas contribuem para a inovação colaborativa na Gestão de Recursos Hídricos. De forma específica, este estudo ainda pretende: i) identificar o que os atores envolvidos entendem por “inovação” na Gestão de Recursos Hídricos; ii) apresentar os antecedentes de inovação a partir da adoção do Protocolo nos comitês; e iii) identificar e explicar categorias cuja presença ou ausência podem representar barreiras ou facilitadores nos processos de inovação colaborativa — abertura do desenho do arranjo de governança, aprendizagem e liderança. Para esta investigação, um Esquema de Análise foi composto por meio dos aparatos teóricos de governança e inovação colaborativa que segue a lógica de antecedentes, processo de inovação com as categorias de análise selecionadas a priori e resultados. Este é um trabalho teórico empírico de natureza qualitativa, descritiva e exploratória em que foram analisados os estudos de casos dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Doce e do Rio Mucuri. A coleta de dados ocorreu em 2023 com as técnicas de: levantamento documental para caracterizar os casos selecionados; entrevistas semiestruturadas realizadas com onze sujeitos de pesquisa entre os membros da rede e os representantes dos comitês estudados; e observação não participante em evento promovido pelo Observatório. A partir da triangulação das percepções dos entrevistados, conclui-se que a rede e a sua ferramenta requerem maior amadurecimento para ser um meio para inovar nos comitês, assim como se faz necessário reduzir as barreiras de decisões prontas, deliberação aparente, conflitos escamoteados, consenso presumido e a não compreensão mútua entre os atores; e potencializar os facilitadores da aprendizagem provocada por reflexões críticas e a emergência de lideranças locais para promover a inovação colaborativa na gestão das águas.
Abstract: This thesis is centered on the study of Collaborative Innovation, which corresponds to new solutions designed through collaboration to solve complex problems, as happens in Water Resources Management in which interested actors mobilize in favor of alternatives to issues linked to water availability. To assist in water management, the Water Governance Observatory network devised a Protocol that aims to diagnose the River Basin Committees, a management unit at the local level, considering the river basins, whose participatory configuration makes it possible to provide suitable spaces for collaboration and develop innovations. In this context, the objective of this research is to analyze to what extent the representatives of the River Basin Committees consider that the initiatives resulting from the Water Governance Monitoring Protocol contribute to collaborative innovation in Water Resources Management. Specifically, this study also aims to: i) identify how the actors involved understand “innovation” in Water Resources Management; ii) show the initial conditions of innovation following the adoption of the Protocol in the committees; and iii) identify and explain categories whose presence or absence may represent barriers or facilitators in collaborative innovation processes – opening the design of the governance, learning and leadership arrangement. For this investigation, an Analysis Scheme was composed using the theoretical apparatuses of governance and collaborative innovation that follows the logic of antecedents, innovation process with the analysis categories selected a priori and results. This is an empirical theoretical work of a qualitative, descriptive and exploratory nature in which case studies of the river basin committees of the Doce River and Mucuri River were analyzed. Data collection took place in 2023 with the techniques of: documentary survey to characterize the selected cases, semi-structured interviews carried out with eleven research subjects among the members of the network and representatives of the committees studied and non-participant observation at an event promoted by the Observatory. From the triangulation of the interviewees' perceptions, it is concluded that the network and its tool require greater maturity to be a means of innovating in committees, just as it is necessary to reduce the barriers of ready decisions, apparent deliberation, hidden conflicts, consensus presumption and lack of mutual understanding between the actors; and enhance learning facilitators caused by critical reflections and the emergence of local leaders to promote collaborative innovation in water management.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/69634
Data do documento: 26-Mar-2024
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