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http://hdl.handle.net/1843/69635
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Cássio Maldonado Turra | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3731419801596355 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Marília Regina Nepomuceno | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | José Irineu Rangel Rigotti | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Helena Cruz Castanheira | pt_BR |
dc.creator | Tamara Vaz de Moraes Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4502178946164757 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T19:42:35Z | - |
dc.date.available | 2024-07-03T19:42:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/69635 | - |
dc.description.resumo | A educação desempenha um papel fundamental na análise demográfica, servindo como um indicador confiável do status socioeconômico e das habilidades cognitivas ao longo da vida. No entanto, a validade dessas relações está intrinsecamente ligada à consistência dos dados educacionais reportados, especialmente nos censos, que são fontes fundamentais para calcular os denominadores dos indicadores demográficos. No Brasil, pouco se sabe sobre a qualidade dos dados educacionais nos censos, mas estudos indicam imprecisões e inconsistências entre os levantamentos, possivelmente devido às mudanças estruturais e terminológicas no sistema educacional. Este estudo propõe avaliar a qualidade dos dados educacionais reportados por região nos censos de 1991 e 2000, através dos impactos dessas inconsistências nos padrões de mortalidade previstos por grupos educacionais. Para isso foram empregados métodos baseados em medidas de sobrevivência: razão intercensitária de sobrevivência e variável-r. Os resultados apontaram importantes inconsistências nas declarações de educação ao longo dos censos, com uma pior situação nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Houve grande expansão da educação nessas regiões, o que pode ter causado um maior incentivo dos indivíduos mais velhos a reportarem um nível educacional mais alto. As mulheres apresentaram padrões de inconsistência ainda mais acentuados do que os homens em todas as regiões. Embora a migração possa explicar parte dessa pior declaração nessas regiões, a incorporação da migração interna, calculada por métodos indiretos, mostrou que o volume migratório necessário para explicar os resultados deveria ser significativamente mais alto do que os estimados. Assim, é improvável que o pior padrão de declaração observado seja devido à migração. Destaca-se ainda que as mudanças no quesito do censo de 2022, como a inclusão de perguntas sobre o último ano ou série concluída com aprovação, são importantes para retomar a série histórica anterior, mas ainda apresentam possíveis fontes de confusão e incompatibilidade com o censo de 2000. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FCE - DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Demografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation | Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | mortalidade | pt_BR |
dc.subject | gradiente | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | qualidade de dados | pt_BR |
dc.title | Avaliação da qualidade da educação reportada de adultos nos censos brasileiros de 1991 e 2000, por regiões, a partir de medidas de sobrevivência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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