Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/69660
Tipo: Tese
Título: Efeitos da faixa de amplitude e do autocontrole de conhecimento de resultados no controle e na aprendizagem motora
Autor(es): Madson Pereira Cruz
primer Tutor: Herbert Ugrinowitsch
primer miembro del tribunal : André Gustavo Pereira de Andrade
Segundo miembro del tribunal: Rodolfo Novellino Benda
Tercer miembro del tribunal: Cinthya Walter
Cuarto miembro del tribunal: Victor Hugo Alves Okazaki
Resumen: Durante a aprendizagem do controle de força isométrica existe a necessidade do recebimento do conhecimento de resultados (CR). Uma das formas de manipular o momento para fornecer o CR é com a faixa de amplitude (FA), que é a estipulação de uma margem de tolerância ao erro e o fornecimento de CR acontece somente se o erro extrapolar a margem pré-estabelecida. A principal característica da FA é que o fornecimento do CR é baseado no desempenho do participante. O CR fornecido quando o desempenho extrapola a faixa estipulada (tentativas ruins) é interpretado como o melhor momento para fornecer CR. A outra forma de fornecimento de CR é o autocontrolado (AC), que é deixar que o participante decida quando quer receber o CR, sendo contrário à FA. Os estudos que investigaram estas formas de fornecimento de CR não analisaram como estas duas formas de fornecimento de CR influenciam o predomínio de mecanismos de CM. O objetivo dessa tese foi investigar os efeitos da FA e do AC no controle e na aprendizagem motora. Participaram do estudo 36 participantes destros, inexperientes na tarefa. A tarefa em todos os experimentos consistiu em alcançar e manter o controle de 40% da força isométrica máxima dos músculos flexores do cotovelo em um intervalo de 500ms. O estudo foi organizado em três experimentos. Os experimentos I e II investigaram a FA e o CR AC respectivamente e foram compostos por uma fase de estabilização, caracterizada por atingir o desempenho critério de 3 tentativas consecutivas o erro correspondente há 10% de RMSE e o CR foi fornecido com frequência de 33% e uma fase de condição experimental, com 10 tentativas em cada condição com a ordem de início contrabalançadas entre os participantes. As condições experimentais foram: a) FA10% e b) FA0% no experimento I, e a) CR AC e b) yoked no experimento II. No experimento III foi investigado as duas formas de fornecimento de CR, a FA e o AC, em uma fase de aquisição com 2 grupos: FA10% e autocontrolado pareado com o respectivo grupo de FA (ACP), que realizaram 300 tentativas. Após 24h houve um teste de retenção com 15 tentativas sem CR e após 5 minutos um teste de transferência, com a nova meta de atingir 20% com 15 tentativas e sem CR. Os dados foram organizados em blocos de 10 tentativas exp. I e II, e blocos de 15 tentativas exp III e foram calculados a média e o desvio padrão do RMSE como medida de desempenho e do tempo para o pico de força e número de correções (NC) como medidas de mecanismos de controle. Os resultados mostraram no experimento I, que para o desempenho apresentar maior precisão e consistência, a FA levou os participantes a priorizarem o mecanismo via feedback online. No experimento II, para o desempenho apresentar maior precisão, o AC levou os participantes a priorizarem o mecanismo via pré-programação, pois não houve necessidade de mudança do planejamento da tentativa anterior. No experimento III, que a FA é melhor que o AC tanto no ganho de consistência quanto de precisão do desempenho com a mudança para o mecanismo via feedback online. No conjunto os resultados confirmam que a FA leva ao desempenho mais consistente e preciso com uso predominante do mecanismo via feedback online e o AC não se aproxima do desempenho da FA com o uso predominante do mecanismo de pré-programação.
Abstract: During learning isometric force control there is a need to receive knowledge of results (KR). One of the ways to manipulate the moment to provide the KR is with the bandwidth (BW), which is the stipulation of a margin of tolerance for error and the provision of KR only happens if the error goes beyond the pre-established margin. The main feature of BW is that the provision of KR is based on the participant's performance. The KR provided when performance goes beyond the stipulated range (bad attempts) is interpreted as the best time to provide KR. The other way of providing KR is self-controlled (SC), which lets the participant decide when they want to receive the KR, which is contrary to BW. Studies that investigated these forms of KR provision did not analyze how these two forms of KR provision influence the predominance of motor control (MC) mechanisms. The objective of this thesis was to investigate the effects of BW and SC on motor control and learning. 36 right-handed participants, inexperienced in the task, participated in the study. The task in all experiments consisted of achieving and maintaining control of 40% of the maximum isometric force of the elbow flexor muscles in an interval of 500 ms. The study was organized into three experiments. Experiments I and II investigated BW and KR SC respectively and were composed of a stabilization phase, characterized by reaching the criterion performance of 3 consecutive attempts, the corresponding error was 10% of RMSE and the KR was provided with a frequency of 33% and an experimental condition phase, with 10 trials in each condition with the start order counterbalanced across participants. The experimental conditions were: a) BW10% and b) BW0% in experiment I, and a) KR SC and b) yoked in experiment II. In experiment III, the two forms of KR supply, BW and SC, were investigated in an acquisition phase with 2 groups: BW10% and self-controlled paired with the respective BW group (SCP), which performed 300 attempts. After 24 hours there was a retention test with 15 attempts without KR and after 5 minutes a transfer test, with the new goal of reaching 20% with 15 attempts and without KR. Data were organized into blocks of 10 exp trials. I and II, and blocks of 15 attempts exp III and the mean and standard deviation of the RMSE were calculated as a measure of performance and the time to peak force and number of corrections (NC) as measures of control mechanisms. The results showed in experiment I, that for performance to present greater precision and consistency, BW led participants to prioritize the mechanism via feedback. In experiment II, for performance to be more accurate, the SC led participants to prioritize the mechanism via pre-programming, as there was no need to change the planning of the previous attempt. In experiment III, BW is better than SC in both the gain in consistency and accuracy of performance with the change to the mechanism via feedback. Altogether, the results confirm that BW leads to more consistent and accurate performance with the predominant use of the mechanism via feedback and the SC does not come close to the performance of BW with the predominant use of the pre-programming mechanism.
Asunto: Aprendizagem motora
Capacidade motora
Esportes - Treinamento técnico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/69660
Fecha del documento: 27-oct-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Efeitos da faixa de amplitude e do autocontrole de conhecimento de resultados no controle e na aprendizagem motora.pdf2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons