Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69715
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Valéria de Oliveira Roque Ascençãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5688200345534827pt_BR
dc.contributor.referee1Carolina Machado Rocha Busch Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Vanessa Regina Eleutério Mirandapt_BR
dc.contributor.referee3Fabio Soares de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee4Jerusa Vilhena de Moraespt_BR
dc.creatorDiego Martins da Cruzpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7582652053353770pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-04T17:20:39Z-
dc.date.available2024-07-04T17:20:39Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69715-
dc.description.abstractIs it possible to develop strategic resources that allow students to exercise a perspective that enables them to identify, understand and operate with what is geographical in the reality that surrounds them? In order to answer this question, we sought to build understandings about the pedagogical knowledge of content related to Geography by observing the semantic behavior of classes taught by basic education teachers, from public and private schools in Belo Horizonte, MG. The objective was to investigate the role of context in the teaching and learning process and identify basic elements for geographic education that favors contextualized scientific learning. We sought to identify mechanisms that favor the construction of a geographic perspective on reality, based on a dialogue promoted by contributions from geographic science, cognition sciences and education sciences. To pursue the proposed objectives, a translation device was built to support the observation of the levels of contextuality and abstraction mobilized in some Geography teaching practices, in order to be able to trace the profile and semantic plan of these practices. This movement made it possible to reflect on more or less promising theoretical-methodological paths for building metacognitive skills and building geographic reasoning. The understanding was consolidated that the contribution of Geography to the scientific learning of basic education students involves teaching based on the epistemes specific to the geographic field, anchored in contexts that give them significance.pt_BR
dc.description.resumoÉ possível desenvolver recursos estratégicos que propiciem aos estudantes exercitar um olhar que os habilite a identificar, compreender e operar com o que há de geográfico na realidade que os cerca? A fim de responder essa pergunta, buscou-se construir compreensões acerca do conhecimento pedagógico de conteúdos atinentes à Geografia a partir da observação do comportamento semântico de aulas de professores da educação básica, da rede pública e privada de Belo Horizonte, MG. O objetivo foi investigar o papel do contexto no processo de ensino e aprendizagem e identificar elementos basilares para uma educação geográfica que favoreça a aprendizagem científica contextualizada. Buscou-se identificar mecanismos que favoreçam a construção do olhar geográfico acerca da realidade, a partir de um diálogo promovido por contribuições da ciência geográfica, das ciências da cognição e ciências da educação. Para perseguir os objetivos propostos foi construído um dispositivo de tradução para subsidiar a observação dos níveis de contextualidade e abstração mobilizados em algumas práticas de ensino de Geografia, de modo a conseguir traçar o perfil e plano semântico destas práticas. Tal movimento possibilitou tecer reflexões acerca de caminhos teórico-metodológicos mais ou menos promissores para construção de competências metacognitivas e para a construção do raciocínio geográfico. Consolidou-se o entendimento de que a contribuição da Geografia para aprendizagem científica dos estudantes da educação básica perpassa pelo ensino calcado nas epistemes próprias do campo geográfico ancoradas a contextos que lhes deem significância.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectcognição situadapt_BR
dc.subjectondas semânticaspt_BR
dc.subjectensino contextualizadopt_BR
dc.subjectraciocínio geográficopt_BR
dc.subject.otherGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherComportamento espacialpt_BR
dc.subject.otherSemânticapt_BR
dc.titleA construção do olhar geográfico na educação básica: por um ensino de geografia situado em contextos significativospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0615-6981pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Diego 05-2024.pdf4.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons