Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/69779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alexandre de Pádua Carrieript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0555523196295968pt_BR
dc.contributor.referee1Dra. Thaís Alves dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Dra. Deborah Mara Siade Barbosapt_BR
dc.creatorJaqueline Aparecida Chagas Duartept_BR
dc.date.accessioned2024-07-08T17:59:27Z-
dc.date.available2024-07-08T17:59:27Z-
dc.date.issued2023-10-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69779-
dc.description.abstractThis work presents the documentary analysis of extinct schools, from SRE Metropolitana B, State Department of Education of Minas Gerais, school records and implications for students. Its main objective is to identify the contributions, implications and legacy of these schools for quality education, with accessibility and with the guarantee of issuance of school documents, necessary for former students, mainly, to continue their studies. A qualitative research methodology was adopted, with documentary analysis, such as individual student records, class diaries, school transcripts and diplomas, final results minute books and enrollment books. The physical and digital forms of archiving and the way in which documents are organized, packaged and stored were also verified. In this work, we rely on and use different authors, including Viana (2022), Medeiros (2004), Peixoto (2020) and Bonato (2003).pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise documental de escolas extintas, da SRE Metropolitana B, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a escrituração escolar e implicações para estudantes. Tem por objetivo principal identificar as contribuições, implicações e legado dessas escolas para uma educação de qualidade, com acessibilidade e com garantia de expedição de documentos escolares, necessários a ex-estudantes para, principalmente, a continuidade de estudos. Foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa, com análise documental, como fichas individuais de alunos, diários de classe, históricos e diplomas escolares, livros de atas de resultados finais e livros de matrícula. Também foram verificadas as formas de arquivamento, físico e digitais e a maneira pela qual os documentos são organizados, acondicionados e guardados. Neste trabalho, ciamos e utilizamos de diferentes autores, dentre os quais, Viana (2022), Medeiros (2004), Peixoto (2020) e Bonato (2003).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subject.otherInstituições escolarespt_BR
dc.subject.otherEscolas extintaspt_BR
dc.titleAnálise da documentação de escolas extintas: um estudo sobre a escrituração escolar e as implicações para os estudantespt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the documentation of defunct schools: a study on school bookkeeping and the implications for studentspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MODELO-ATUALIZADO-UFMG-2023 REPOSITORIO.pdf537.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.