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http://hdl.handle.net/1843/69779
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Análise da documentação de escolas extintas: um estudo sobre a escrituração escolar e as implicações para os estudantes |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the documentation of defunct schools: a study on school bookkeeping and the implications for students |
Autor(es): | Jaqueline Aparecida Chagas Duarte |
primer Tutor: | Alexandre de Pádua Carrieri |
primer miembro del tribunal : | Dra. Thaís Alves dos Santos |
Segundo miembro del tribunal: | Dra. Deborah Mara Siade Barbosa |
Resumen: | Este trabalho apresenta a análise documental de escolas extintas, da SRE Metropolitana B, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a escrituração escolar e implicações para estudantes. Tem por objetivo principal identificar as contribuições, implicações e legado dessas escolas para uma educação de qualidade, com acessibilidade e com garantia de expedição de documentos escolares, necessários a ex-estudantes para, principalmente, a continuidade de estudos. Foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa, com análise documental, como fichas individuais de alunos, diários de classe, históricos e diplomas escolares, livros de atas de resultados finais e livros de matrícula. Também foram verificadas as formas de arquivamento, físico e digitais e a maneira pela qual os documentos são organizados, acondicionados e guardados. Neste trabalho, ciamos e utilizamos de diferentes autores, dentre os quais, Viana (2022), Medeiros (2004), Peixoto (2020) e Bonato (2003). |
Abstract: | This work presents the documentary analysis of extinct schools, from SRE Metropolitana B, State Department of Education of Minas Gerais, school records and implications for students. Its main objective is to identify the contributions, implications and legacy of these schools for quality education, with accessibility and with the guarantee of issuance of school documents, necessary for former students, mainly, to continue their studies. A qualitative research methodology was adopted, with documentary analysis, such as individual student records, class diaries, school transcripts and diplomas, final results minute books and enrollment books. The physical and digital forms of archiving and the way in which documents are organized, packaged and stored were also verified. In this work, we rely on and use different authors, including Viana (2022), Medeiros (2004), Peixoto (2020) and Bonato (2003). |
Asunto: | Instituições escolares Escolas extintas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Pública |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/69779 |
Fecha del documento: | 21-oct-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Pública |
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