Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/69815
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação profissional em lazer: a construção e a mobilização de saberes em contextos de violência
Título(s) alternativo(s): Vocational training in leisure: construction and knowledge mobilization in contexts of violence
Autor(es): Samuel Santos
Hélder Ferreira Isayama
Resumo: O artigo aborda questões ligadas aos saberes e suas relações com o campo da Educação Física, tendo como referência a atuação desse profissional no lazer. O objetivo foi identificar os saberes mobilizados por oficineiros formados em Educação Física que atuam no Programa Fica Vivo! de Belo Horizonte, bem como compreender como os saberes são por eles construídos e apropriados ao longo de suas trajetórias. Na metodologia utilizamos pesquisa bibliográfica e de campo e entrevistamos nove oficineiros do Fica Vivo! de Belo Horizonte que atuam em oito diferentes espaços da cidade e para a análise dos dados adotamos a técnica de análise de conteúdo. O estudo mostra a importância de refletirmos sobre os saberes da formação do profissional de Educação Física que atua no campo do lazer, no sentido de apontar elementos que possam compor novos currículos de formação na área.
Assunto: Educação Física
Lazer
Políticas Públicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69815
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/478/318
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira De Estudos Do Lazer
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER.pdf422.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.