Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69867
Type: Dissertação
Title: Janelas de si: quando o íntimo se abre ao mundo
Other Titles: Windows of self: when the inside is open to the world
Authors: Julia Baumfeld Machado
First Advisor: Maria do Carmo de Freitas Veneroso
First Referee: Ilana Feldman Marzochi
Second Referee: Eduardo Antonio de Jesus
Abstract: A pesquisa explora, no âmbito teórico e prático das poéticas visuais, formas em que criações de escritas de si articulam o universo pessoal com questões coletivas, alcançando assim, um teor de alteridade. Ao longo do percurso investigativo, considera-se o caráter fugaz da memória e como ele se apresenta na criação de narrativas formadas a partir da manipulação de arquivos íntimos. O eixo central envolve a pesquisa de Julia Baumfeld com o arquivo de fitas VHS de sua família, filmado durante sua infância na década de 1980, em diálogo com o filme Diário (1973-1983), do cineasta David Perlov. Apresenta-se uma reflexão sobre o olhar do diretor através de suas janelas, aspectos de sua filmagem, montagem e narração em voice-over, focada na sua relação com a casa e com seu contexto social. Junto a trabalhos da autora, como o filme Todas as casas menos a minha e o livro Meio Dilúvio Meio Suspiro, e de obras de outras artistas, o tema da casa é investigado enquanto espaço de intimidade, abrigo para memória, local de formação de aspectos fundadores da identidade e de mediação do sujeito com o mundo. Esses aspectos são tratados a partir de referenciais teóricos da psicanálise, como o conceito de Infamiliar de Sigmund Freud; e pensamentos filosóficos como os de Gaston Bachelard e Maurice Blanchot, além de textos escritos no campo das artes visuais de Ilana Feldman, Bárbara Lissa Campos, dentre outros. Por fim, apresenta-se dois trabalhos desenvolvidos por Julia Baumfeld como desdobramentos práticos da pesquisa: A obra Entre Cantos e Lamentos, que relaciona questões pessoais e coletivas com fotografias e escritos realizados a partir da incursão da autora a um território de significância autobiográfica, histórica e geopolítica, entre Israel, Palestina e Egito; e a obra Era, que apresenta um panorama da produção da autora com seu material de arquivo em fitas VHS, explorando aspectos históricos e materiais dessa mídia em particular. A trajetória deste último trabalho e sua realização em diversos formatos é analisada junto a reflexão sobre como modos de montagem com imagens de arquivos atuam na ressignificação da memória pessoal e coletiva.
Abstract: The research explores, within the theoretical and practical scope of visual poetics, ways in which creations of self-writing articulate the personal universe with collective matters, thereby achieving a level of alterity. Throughout the research, the fleeting nature of memory and how it appears in the creation of narratives by manipulating intimate archives is considered. The main focus concerns Julia Baumfeld's research with her family's intimate VHS tape archive, filmed during her childhood in the 1980s, in dialog with the film Diary (1973-1983), by filmmaker David Perlov. A reflection is presented on the director's gaze through his windows, aspects of his filming, editing and voice-over narration, focusing on his relationship with the house and its social context. Along with works by the author, such as the film Todas as casas menos a minha and the book Meio Dilúvio Meio Suspiro, as well as works by other artists, the house theme is investigated as a space of intimacy, a shelter for memory, a place where foundational aspects of identity are formed and where the subject mediates with the world. These aspects are dealt with based on theoretical references from psychoanalysis, such as Sigmund Freud's concept of the Uncanny; and philosophical thoughts such as Gaston Bachelard's and Maurice Blanchot's, as well as texts written in the field of visual arts by Ilana Feldman, Bárbara Lissa Campos, among others. Finally, two works by Julia Baumfeld are presented as practical developments of the research: Entre Cantos e Lamentos, which relates personal and collective issues with photographs and writings made during the author's incursion into a territory of autobiographical, historical and geopolitical significance, between Israel, Palestine and Egypt; and Era, which presents a panorama of the author's production with VHS archive material, exploring historical and material aspects of this particular medium. The path of this last work, and its production in various formats, is analyzed together with a reflection on how editing methods using archive images act in the re-signification of personal and collective memory.
Subject: Machado, Julia, 1986-
Perlov, David, 1930-2003
Yoman (Filme : 1983)
Memória na arte
Espaço e tempo em arte
Criação (Literária, artística, etc.)
Gravações de vídeo - Produção e direção
Arte e filosofia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/69867
Issue Date: 23-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janelas de si_Julia Baumfeld.pdfJanelas de si_Julia Baumfeld9.28 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons