Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69877
Type: Dissertação
Title: In-game photography: jogando com poiéticas na pós-fotografia
Authors: Leonardo Ferreira
First Advisor: Carlos Henrique Rezende Falci
First Co-advisor: Marilia Lyra Bergamo
First Referee: Luis Moraes Coelho
Second Referee: Anna Karina Castanheira Bartolomeu
Abstract: Tendo nossa poética como lugar de pensamento em uma pesquisa em artes, abordamos a in-game photography (IGP), feitura maquínicamente mediada de imagens fixas, sem a sensibilização de suportes pela ação da luz, a partir do engajar (ora mais, ora menos subversivo) com jogos digitais. Para entender potencialidades dela em um viés de artes contemporâneas e híbridas, articulamos textos sobre a IGP, como os de Cindy Poremba, os quais exploram a relação de tal prática/lógica com a fotografia, a escritos sobre o status das imagens still frente ao advento do digital, em especial investigando o termo pós-fotografia conforme Ronaldo Entler e Joan Fontcuberta, entre outros. Problematizando a relação entre tecnologias e o social, partindo de discussões como as de Bruno Latour, abordamos a imbricação de materialidades e conceituações a processos de criação de obras em uma ontologia rizomática. Tendo a questão fenomenológica dos dados informáticos como fundamento, articulamos tais problematizações a pontos específicos de nossa estética, como a influência do conceito de dispositivo videográfico em Philippe Dubois e a reinterpretação do mesmo em Cesar Migliorin; a ideia de variabilidade em Lev Manovich; e a relação realidade física/virtual em André Lemos. Ao fim, sugerimos que a in-game photography não precisa se resumir ao plano bidimensional da imagem, relacionando-se a questões diversas, privilegiando, no nosso caso, um caráter metalinguístico da IGP. Além, que a disputa pelo conceito pós-fotografia importa mais pelo conhecimento que emerge do debate que pela adoção ou não do termo em um contexto de transformações da fotografia ao longo de uma história de quase 200 anos, com a IGP sendo conectada a ela, entre outras coisas, por partilhar um mesmo regime do (tornar) visível.
Abstract: Having our poetics as a place of thought in an art-based research, we approach the in-game photography (IGP), the mechanically mediated creation of fixed images without the sensitizing of media through the action of light based on engaging (sometimes more, sometimes less subversively) with digital games. To understand its potential in a contemporary hybrid arts perspective, we articulate texts about IGP, such as those by Cindy Poremba, which explore the relationship between such practice/logic and photography, as well as writings about the status of still images in the face of the advent of the digital, in particular investigating the term post-photography according to Ronaldo Entler and Joan Fontcuberta among others. Problematizing the relationship between technologies and the social, starting from discussions such as those of Bruno Latour, we address the imbrication of materialities and conceptualizations with creation processes of artworks in a rhizomatic ontology. Having the phenomenological issue of computer data as a foundation, we articulate the problematizations to specific points of our aesthetics, such as the influence of the concept of videographic device on Philippe Dubois and its reinterpretation on Cesar Migliorin; the idea of variability in Lev Manovich; and the physical/virtual reality relationship in André Lemos. At the end, we suggest that in-game photography does not need to be limited to the two-dimensional plane of the image, relating to different issues, privileging, in our case, a metalinguistic character of the IGP. Furthermore, that the dispute over the concept of post-photography matters more for the knowledge that emerges from the debate than for the adoption or not of the term in a context of transformations of photography over a history of almost 200 years, with the IGP being conected to it by, among other things, sharing the same regime of (making) visible.
Subject: Jogos eletrônicos
Arte e fotografia
Fotografia - Filosofia
Jogos na arte
Arte digital
Criação (Literária, artística, etc.)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69877
Issue Date: 30-Oct-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo Ferreira - Dissertação.pdf3.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.