Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69922
Type: Dissertação
Title: Compreensão e mobilização de conhecimentos por professores de geografia frente à mudança curricular
Other Titles: Understanding and mobilization of knowledge by Geography teachers in response to curriculum change
Authors: Iancey de Lacerda Teixeira
First Advisor: Valéria de Oliveira Roque Ascenção
First Referee: Vanilton Camilo de Souza
Second Referee: Eliana Marta Barbosa de Morais
Third Referee: Lussandra Martins Gianasi
metadata.dc.contributor.referee4: Débora Assumpção e Lima
Abstract: A presente pesquisa investigou a compreensão e aplicação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) no âmbito do componente curricular de Geografia. O objetivo principal é analisar se as recomendações desse currículo são efetivamente compreendidas e incorporadas à prática dos professores de Geografia. Considera-se o conhecimento do currículo como um pilar essencial na base de conhecimentos de um professor e um viabilizador da construção de um conhecimento poderoso, visto que ele é um instrumento que direciona a seleção de conteúdos e culturas a serem desenvolvidos no ambiente educacional. Embora o CRMG tenha sido construído a partir das diretrizes de uma base universalista, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendemos que não existe um currículo único que atenda a todas as realidades. Contudo, a articulação da base de conhecimentos do professor, como a compreensão sobre o papel do currículo e a construção do conhecimento cria condições para o desenvolvimento de um currículo mais abrangente. A pesquisa teve como sujeitos, professores de Geografia de escolas públicas que orientaram os graduandos matriculados na disciplina de Análise da Prática Pedagógica em Geografia - Estágio II, oferecida na Universidade Federal de Minas Gerais. A partir da adesão dos professores, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas, durante o segundo semestre de 2023, buscando compreender aspectos da formação inicial, formação continuada e apropriação das indicações do CRMG em sua prática. No Ensino de Geografia, buscamos identificar como os professores compreendem as habilidades, competências, resolução de problemas, raciocínio geográfico e situação geográfica, sendo o último, um dos conceitos que acreditamos crucial na transformação de um ensino transmissivo e descritivo, para uma possibilidade plena de exercício do raciocínio geográfico e compreensão da espacialidade. Para análise das entrevistas, utilizamos a técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin relacionada à teoria de Michael Young, Clermont Gauthier e os referenciais teóricos do Ensino de Geografia. Embora tenhamos observado avanços no ensino de Geografia com a incorporação das orientações da BNCC na estrutura do Currículo Referência de Minas Gerais, identificamos algumas fragilidades, como a ausência de demonstrações mais claras sobre a situação geográfica por meio de um método específico, fazendo com que as habilidades ainda apresentem um tom prescritivo. Os professores de Geografia, participantes dessa pesquisa, apresentam uma base de conhecimentos que os permitem compreender e mobilizar as indicações do CRMG a partir daquilo que ele apresenta.
Abstract: This study investigated the understanding and application of the Minas Gerais - Brazil Reference Curriculum (CRMG, in Portuguese) within the scope of the Geography curriculum component. The main objective is to analyze whether the recommendations of this curriculum are effectively understood and incorporated into the practice of Geography teachers. Knowledge of the curriculum is considered to be an essential pillar in a teacher's knowledge base and an enabler for the construction of powerful knowledge, since it is an instrument that directs the selection of content and cultures to be developed in the educational environment. Although the CRMG was built on the guidelines of a universal basis, the Common National Curriculum Base (BNCC, in Portuguese), we understand that there is no single curriculum that meets all realities. However, the articulation of the teacher's knowledge base, such as an understanding of the role of the curriculum and the construction of knowledge, creates conditions for the development of a more comprehensive curriculum. The subjects of the research were public school geography teachers who tutored undergraduates enrolled in the class Analysis of Pedagogical Practice in Geography - Internship II, offered at the Federal University of Minas Gerais. Once the teachers had signed up for the research, five semi-structured interviews were carried out during the second semester of 2023, seeking to understand aspects of initial training, continuing training and the appropriation of the CRMG indications in their practice. In Geography Teaching, we sought to identify how teachers understand skills, competencies, problem-solving, geographical reasoning and geographical situation, the latter being one of the concepts we believe to be crucial in transforming transmissive and descriptive teaching into a full possibility of exercising geographical reasoning and understanding spatiality. To analyze the interviews, we used the content analysis technique proposed by Laurence Bardin related to the theory of Michael Young, Clermont Gauthier and the theoretical references of Geography Teaching. Although we observed advances in Geography teaching with the incorporation of the BNCC guidelines into the structure of the Minas Gerais Reference Curriculum, we identified some weaknesses, such as the absence of clearer demonstrations of the geographical situation using a specific method, so that the skills still have a prescriptive tone. Geography teachers who took part in this research have a knowledge base that allows them to understand and mobilize the CRMG indications based on what it presents.
Subject: Geografia – Estudo e ensino – Minas Gerais
Currículos
Professores de geografia – Minas Gerais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69922
Issue Date: 29-Jan-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Iancey_de_Lacerda_Teixeira.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.