Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/69925
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Trabalho precário, espaço precário: as plataformas digitais de transporte e os circuitos da economia urbana no Brasil |
Other Titles: | Precarious work, precarious space: the ridesharing platforms and the circuits of the urban economy in Brazil Trabajo precario, espacio precario: las plataformas digitales de transporte y los circuitos de la economía urbana en Brasil |
Authors: | Fabio Tozi Leandro Ribeiro Duarte Gabriel Rocha Castanheira |
Abstract: | O artigo analisa o fenômeno da expansão das plataformas digitais de transporte privado por aplicativo no Brasil, particularmente a partir do pioneirismo da Uber. Inicialmente, debate-se a uberização como resultado dos novos nexos históricos entre informação, espaço e trabalho. Em um segundo momento, recupera-se a teoria dos dois circuitos da economia urbana, desenvolvida por Milton Santos (1975) para compreender a ação local das plataformas digitais, com destaque para a pesquisa empírica conduzida em Belo Horizonte (MG). Finalmente, procura-se destacar o papel ativo do espaço nas estratégias das plataformas digitais de transporte, e argumenta-se que elas são dependentes das infraestruturas e usos do território historicamente constituídos. O texto propõe colaborar para o debate acerca da precarização do trabalho nestas plataformas digitais a partir da análise dos espaços precários nos quais ele se realiza. |
Abstract: | The article seeks to analyses the expansion of ridesharing platforms in Brazil, especially from Uber's pioneering. Initially, it discusses the uberization process as a result of new historical links between information, space and work. In a second moment, based on the theory of the two circuits of the urban economy developed by Milton Santos (1975), we aim to understand the local action of digital platforms, with emphasis on fieldworks in Belo Horizonte (MG). In doing so, the article proposes a debate on the active role of space in the strategies of digital platforms, once it is argued their dependence on the infrastructures and uses of the territory historically constituted. Finally, the text intends to contribute to the debate on the process of precarious work from the analysis of the precarious spaces in which it takes place. |
Subject: | Economia compartilhada Economia urbana Emprego precário Aplicativos móveis Pobreza urbana Transporte urbano |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.1344/ara2021.252.33968 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/69925 |
Issue Date: | Mar-2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistes.ub.edu/index.php/aracne/article/view/33968 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Ar@cne. Revista Electrónica de Recursos en Internet sobre Geografía y Ciencias Sociales |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trabalho precário, espaço precário - as plataformas digitais de transporte e os circuitos da economia urbana no Brasil.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.