Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69931
Type: Artigo de Periódico
Title: O lazer e a atuação de estudantes como educadores universitários no programa escola da família
Other Titles: The leisure and the acting of students as university educators in the school of the family program
Authors: Cathia Alves
Hélder Ferreira Isayama
Abstract: Essa pesquisa teve como objetivo compreender os conhecimentos e discursos disseminados sobre lazer por meio da ação dos educadores universitários e descrever os modos de ser desses sujeitos. Como estratégia de investigação, foram utilizadas a revisão bibliográfica e a imersão no campo, que teve como instrumento para coleta de dados a observação e entrevistas com doze educadores universitários. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de discurso foucaultiana. Quanto aos educadores universitários, os discursos demonstram preocupação em manter a bolsa de estudos e oferecer segurança às crianças e adolescentes que frequentam o espaço da escola. Ao atuar no PEF, os educadores aprendem aspectos pessoais, relacionados à autonomia, empatia e respeito às diferenças; e aspectos profissionais, referentes a regras, gestão de tempo, pessoas e recursos.
Abstract: This research had as main goal to investigate to understand the knowledge and the disseminated speeches regarding recreation performed by undergraduate students. As investigational strategy, we performed a bibliographic review, document analysis and field immersion – that had observation and interview with twelve college students educators as an instrument for the data collection. To analyze the data, I recurred to the Foucaultian discourse analysis. As per the college students, the discourses demonstrate a concern on maintain the scholarship received and to offer security to the children and teenagers that frequent the school environment. When acting on the PEF, the educators learn: personal aspects, related to autonomy, empathy, and to respect the differences; as well as professional aspects, regarding rules, time, people and resources management.
Subject: Lazer
Políticas públicas
Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.35699/1981-3171.2017.1683
URI: http://hdl.handle.net/1843/69931
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1683
metadata.dc.relation.ispartof: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.