Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/69932
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os saberes e a formação profissional em lazer: uma análise no campo das políticas públicas
Título(s) alternativo(s): The knowledge and professional training in leisure: an analysis performed in the field of public policy
Autor(es): Bruno Ocelli Ungheri
Hélder Ferreira Isayama
Resumen: Este estudo objetiva identificar e analisar os saberes necessários para atuação de profissionais em elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de políticas públicas de esporte e lazer. Para a realização da pesquisa de campo, optou-se pela análise do trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Belo Horizonte, órgão responsável pela coordenação das políticas públicas de esporte e lazer no município. Utilizou-se uma abordagem qualitativa que envolveu pesquisa bibliográfica e de campo, tendo esta ocorrido em duas etapas distintas, sendo a primeira uma imersão no campo de estudo, complementada pela realização de nove entrevistas semiestruturadas com oito analistas de políticas públicas e um gestor. Identificou-se que as dificuldades e as problemáticas vivenciadas em campo permitem ao profissional identificar as lacunas de sua formação, que, no contexto analisado, se relacionam, principalmente, aos saberes ligados à gestão. Por fim, notou-se que os saberes mobilizados para atuação nas políticas públicas de esporte e lazer são compostos por quatro eixos que compreendem: saberes específicos da área de atuação (esporte e lazer); conhecimentos sobre política e políticas públicas; domínio de conteúdos relacionados à gestão; e conhecimentos sobre o contexto e os sujeitos da ação.
Abstract: This study aims at identifying and analyzing the know-how needed to professionally engage in the making, implementation, development, and evaluation of leisure and sports public policies. In order to conduct field research, the work done by Secretaria Municipal de Esporte e Lazer from Belo Horizonte was analyzed, an entity responsible for local sport and leisure public policies. A qualitative approach using both bibliographic and field research was employed. The field research was conducted in two different stages, the first one being an immersion in the field of study; the second, a nine semi-structured interviews with eight public policy analyst and one manager. It was verified that difficulties and problems experienced in the field only aid professionals to identify gaps on their training that, in the analyzed context, were primarily related to issues of management. Ultimately, it was observed that the handling of sports and leisure public policies encompasses four pillars, namely: specific know-how on the area (sports and leisure); knowledge of politics and public policies; grasp on management; and knowledge of the context and the subjects involved in the policies.
Asunto: Lazer
Políticas públicas
Formação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2842
URI: http://hdl.handle.net/1843/69932
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3376/3111
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Os saberes e a formação profissional em lazer.pdf3.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.