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dc.contributor.advisor1Adalson de Oliveira Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4162674522016220pt_BR
dc.contributor.referee1Danilo André Cinacchi Buenopt_BR
dc.contributor.referee2Cintia Aparecida Chagaspt_BR
dc.creatorPatrícia de Mello Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542268977467363pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T11:35:41Z-
dc.date.available2024-07-10T11:35:41Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69937-
dc.description.abstractThis research aims to classify documents from government agencies related to school education developed in the context of the Records Management Program of the executive branch of the State of Rio de Janeiro. The objective of this dissertation is to define a classification plan based on the unification of functions and documentary typology for the area of school education. In this sense, the research is supported by archival identification studies that address the parameters of Diplomatic and Documentary Typology with a theoretical and methodological basis for identification and its relationship with archival classification. With the expansion of Diplomatic, new theoretical-methodological approaches emerge for the identification of archival documents that begin to be recognized in the context of their administrative activities and applied as a basis for the development of records management instruments and treatment of accumulated document masses. A qualitative approach is adopted, through documentary and bibliographical study through which we seek to identify the functions, activities and consequently similar document types that allow defining a classification plan for the area of school education. Comparative technical studies are carried out based on official instruments that regulate the purpose, organic structure, competencies and attributions of the State Department of Education (Seeduc), Technical School Support Foundation (Faetec), State University of Rio de Janeiro (Uerj) and State Center of Statistics, Research, and Staff Training in Rio de Janeiro (Ceperj). It seeks to understand the historical path of Brazilian educational legislation and the legal basis that currently guides Brazilian education and, specifically, the Education System of the State of Rio de Janeiro, in order to understand its organization and functioning. Finally, it is intended that the results of the function unification procedure, represented in the classification plan, serve as a reference for educational institutions in other states, municipalities or even at the federal level.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto os planos de classificação de documentos de órgãos relacionados à educação escolar desenvolvidos no contexto do Programa de Gestão de Documentos do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo desta dissertação é definir um plano de classificação a partir da unificação das funções e tipologia documental para a área de educação escolar. Nesse sentido, a pesquisa foi amparada nos estudos de identificação arquivística que abordam os parâmetros da Diplomática e da Tipologia Documental com fundamento teórico metodológico da identificação e sua relação com a classificação arquivística. Com a ampliação da Diplomática, surgiram novas abordagens teórico-metodológicas para a identificação de documentos de arquivo que passam a ser reconhecidos no contexto de suas atividades administrativas e aplicadas como base para a elaboração de instrumentos de gestão de documentos e tratamento de massas documentais acumuladas. Adotou-se uma abordagem qualitativa, mediante estudo documental e bibliográfico, por meio da qual se buscou identificar as funções, as atividades e consequentemente os tipos documentais semelhantes que permitam definir um plano de classificação para a área de educação escolar. Foram realizados estudos técnicos comparativos com base nos instrumentos oficiais que regulamentam a finalidade e estrutura orgânica, bem como as competências e atribuições da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas, e Formação de Servidores do Rio de Janeiro (Ceperj). Buscou-se compreender o percurso histórico da legislação educacional brasileira e a base legal que orienta atualmente a educação brasileira, mais especificamente o Sistema de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, de modo a conhecer sua organização e seu funcionamento. Por fim, pretende-se que os resultados do procedimento de unificação de funções, representados no plano de classificação, sirvam de referência para instituições da área de educação em outros estados, municípios ou até mesmo em nível federal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectClassificação arquivísticapt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectIdentificação arquivísticapt_BR
dc.subjectPlano de classificação de documentospt_BR
dc.subjectPrograma de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherClassificação – Arquivospt_BR
dc.subject.otherInformação arquivísticapt_BR
dc.titlePlano de classificação da área de educação escolar do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro: proposta de unificação das funções e tipologia documentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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