Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69942
Type: Dissertação
Title: Aplicação da tipologia documental na análise do processo de reconhecimento e revalidação de diplomas
Other Titles: Document typology application in the analysis of the diploma recognition and validation process
Authors: Júnia Terezinha Morais Ramos
First Advisor: José Francisco Guelfi Campos
First Referee: Mariana Batista do Nascimento
Second Referee: Maria Juliana Nunes da Silva
Abstract: Este trabalho tem por objetivo compreender como o estudo da natureza dos documentos de arquivo pode contribuir para a identificação de processos criados e tramitados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e beneficiar a gestão de documentos no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para tanto, focaliza um tipo documental específico, tomado como caso exemplar: o processo de revalidação e reconhecimento de diploma. Trata-se de estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, pautado em revisão de literatura e pesquisa documental. O referencial teórico cruza aportes da Arquivologia e da Diplomática Contemporânea, na vertente da Tipologia Documental. O campo empírico é caracterizado a partir da contextualização do cenário arquivístico da UFMG, da formação de um corpo de arquivistas e das ações que possibilitaram a implementação da gestão de documentos na instituição. O corpus documental foi analisado segundo a metodologia da análise tipológica, que compreendeu o estudo da legislação que regulamenta o reconhecimento de diplomas e a identificação das pessoas envolvidas nessa atividade e suas responsabilidades, da tramitação do documento e de seus caracteres internos e externos. A análise permitiu constatar a ambiguidade da denominação atual do tipo documental e propor uma modelagem ideal para o processo de reconhecimento de diplomas.
Abstract: This work aims to comprehend how the study of the nature of archival documents can contribute to the identification of files created and processed in the Electronic Information System (SEI) and enhance records management practices within the scope of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). To achieve this, it focuses on a specific activity, the recognition of diplomas, and the file it generates: the “processo de revalidação e reconhecimento de diplomas”. The research adopts an exploratory and descriptive approach, employing qualitative methods grounded in literature review and documentary research. The theoretical framework integrates insights from Archival Science and Contemporary Diplomatics. The empirical field is characterized by contextualizing the archival landscape at UFMG, the formation of a team of archivists, and the actions related to records management in the institution. The documentary corpus was analyzed using methods of Contemporary Diplomatics, encompassing the study of legislation about the recognition of diplomas, identification of the persons involved in creating and transmitting the files, and the files’ internal and external elements. The analysis revealed an ambiguity in how the document is designated and proposed an ideal configuration for the documentary form of the “processo de reconhecimento de diplomas.
Subject: Ciência da informação
Documentos - administração
Diplomática
Arquivologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/69942
Issue Date: 19-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22-03-2024 Dissertaçao RAMOS Junia.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2026-02-19
2.63 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons