Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/69947
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Política de cotas na Universidade Federal de Minas Gerais: uma análise do perfil dos alunos com deficiência |
Other Titles: | Quota policy in the Universidade Federal de Minas Gerais: a profile analysis of students with disabilities |
Authors: | Adriana Maria Valladão Novais Van Petten Terezinha Cristina da Costa Rocha Adriana Araújo Pereira Borges |
Abstract: | Neste estudo analisamos a implementação da política de cotas para pessoas com deficiência na Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo geral foi identificar o perfil dos estudantes que ingressaram através do sistema de cotas, por meio da análise de características como o tipo de deficiência, a área de estudos escolhida, a idade, o sexo, entre outros. A fundamentação para a realização da pesquisa permeia a compreensão in loco do estabelecimento da Política de cotas. Dentre os diversos aspectos identificados, foi possível notar que os alunos são formados pela maioria de homens, com deficiência física e a maior parte escolheu cursos da área da saúde. Esses resultados, em linhas gerais, embasaram a conclusão da necessidade de ampliação das discussões e reflexões acerca das demandas de acessibilidade que as instituições federais podem apresentar nos próximos anos. |
Abstract: | In this study we analyze the implementation of the quotas policy for people with disabilities in the Federal University of Minas Gerais. The goals was to identify the profile of students who enrolled through the quota system, making an analysis of characteristics such as the type of disability, chosen area of study, age, gender, among others aspects. The basis for conducting this research was the local understanding of the establishment of Public Policies. Among the identified results, it was possible to perceive that the students are formed by the majority of men, with physical disability, and most chose courses in the health area. The results, broadly speaking, grounded the conclusion about the need to broaden the discussions and reflections about the accessibility demands that federal institutions may need in the coming years. |
Subject: | Ensino superior Pessoas com deficiência Educação inclusiva Políticas públicas - Educação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.10.p127 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/69947 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8338 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Políticas de cotas na Universidade Federal de Minas Gerais.pdf | 169.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.