Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70122
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Um perfil de egressos do curso de educação física da Universidade Federal de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Egress profile from the physical education course of the Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(es): Renan Monticeli Furtado
Hélder Ferreira Isayama
Resumo: Este estudo investigou o perfil dos egressos formados em Educação Física na Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 2011 a 2017. Metodologicamente utilizamos a aplicação de um questionário semiestruturado disponibilizado na plataforma eletrônica Google Docs, através da ferramenta Formulários Google e para analise dos dados foi utilizado à ferramenta Planilhas Google. 101 egressos responderam e participaram da pesquisa e os dados demonstram que os campos de atuação com maior intervenção dos egressos são: Escola (22%), Personal Trainer (17,4%), Academias de Ginástica (14,4%), Escolinhas de esporte (12,9%) Treinamento funcional (6,8%), Alto rendimento esportivo (5,3%) e recreação (3,8%). 50% dos egressos se formaram como bacharéis, 30% como licenciados e 20% possuem as duas formações, sendo que, 35% dos egressos optaram por completar a formação e realizar pós-graduação latu sensu e/ou stricto sensu e 65% não realizou pós-graduação.
Abstract: This study investigated the profile of graduates graduated in Physical Education at the Federal University of Minas Gerais from 2011 to 2017. Methodologically we used the application of a semistructured questionnaire made available in the electronic platform Google Docs, through the Google Forms tool and for analysis of the data was used to the Google Sheets tool. 101 graduates answered and participated in the research and the data show that the fields of action with the greatest intervention of the graduates are: School (22%), Personal Trainer (17.4%), Gymnastics Academies (14.4%), sport (12.9%) Functional training (6.8%), High sports performance (5.3%) and recreation (3.8%). 50% of graduates graduated as graduates, 30% as graduates and 20% have both training courses, 35% of graduates chose to complete the training and to perform post-graduation latu sensu and / or stricto sensu and 65% did not perform postgraduate studies.
Assunto: Educação física
Mercado de trabalho
Formação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.17648/2238-037X-trabedu-v28n3-15933
URI: http://hdl.handle.net/1843/70122
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/15933
metadata.dc.relation.ispartof: Trabalho & Educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UM PERFIL DE EGRESSOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.pdf480.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.