Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70182
Tipo: Dissertação
Título: A construção de chaves relacionais e oportunidades de aprendizagem através da leitura literária: análise de um caso expressivo
Título(s) alternativo(s): The construction of relational keys and opportunities to learn through literary reading: a telling case
Autor(es): Maria Beatriz Pinto
primer Tutor: Maria Lucia Castanheira
primer Co-tutor: Elizabeth Guzzo de Almeida
primer miembro del tribunal : Danusa Munford
Segundo miembro del tribunal: Sara Mourão Monteiro
Tercer miembro del tribunal: Cláudia Avellar Freitas
Resumen: Neste estudo, construiu-se um caso expressivo (MITCHELL, 1984) a partir de um evento de letramento (STREET, 1984) voltado para a leitura coletiva de textos literários. Esse evento, intitulado pelos participantes de mini sarau, ocorreu em uma aula remota de Língua Portuguesa, realizada durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) ocasionado pela pandemia de covid-19. O estudo apresenta perspectiva etnográfica (GREEN; DIXON; ZAHARLICK, 2005) e, para a construção do caso expressivo, acompanharam-se as aulas de Língua Portuguesa de três turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental de um colégio de aplicação situado na Zona da Mata mineira. Realizou-se observação participante (SPRADLEY, 1980) durante um ano letivo, de abril a dezembro de 2021. O objetivo geral do estudo foi construir interpretações teoricamente embasadas sobre como foram construídas as condições sociais para o engajamento dos alunos em eventos de letramento desenvolvidos de forma remota, com especial atenção para a dimensão relacional da interação entre professora e alunos. Dessa forma, as análises desenvolvidas foram embasadas nos construtos de chave relacional (BEAUCHEMIN, 2019) e oportunidades de aprendizagem (TUYAY; JENNINGS; DIXON, 1995), tendo como objetivos específicos (i) descrever como a professora e os alunos construíram, através da linguagem, uma chave relacional de acolhimento no mini sarau e (ii) identificar oportunidades de aprendizagem construídas no mini sarau. Com base na análise do discurso microetnográfica (BLOOME et al., 2022), foram analisadas transcrições de subeventos selecionados do mini sarau e um mapeamento de todos os textos escritos compartilhados pelos participantes ao longo do evento. Esses dados, por sua vez, foram triangulados com outros registros obtidos ao longo do período de observação participante nas turmas acompanhadas, tais como notas de campo sobre outros eventos de letramento, materiais didáticos, registros de entrevistas (FORSEY, 2008), textos escritos produzidos pelos alunos, entre outros. As análises indicaram que, por meio da negociação e renegociação das expectativas para a atividade de leitura coletiva a ser realizada naquela aula, a professora propôs uma chave relacional de acolhimento, a qual foi reconhecida, identificada e sustentada pelos alunos através do compartilhamento de textos escolhidos por eles e da forma como apresentaram tais textos ao longo da atividade. A análise indicou, ainda, que, nesse processo, tanto a docente quanto os discentes sustentaram a chave relacional de acolhimento através dos papéis interacionais assumidos e dos modos de interagir com e através dos textos escritos compartilhados pelos participantes. A partir daí, foram identificadas oportunidades de aprendizagem que foram construídas de forma intimamente associada à chave relacional de acolhimento: a oportunidade de que os alunos se vissem no papel de autores e/ou curadores de textos e de que mobilizassem, junto à professora, uma concepção de literatura como possível fonte para conforto em momentos difíceis e como ponte para a construção de relações intersubjetivas.
Abstract: This study presentes a telling case (MITCHELL, 1984) based on a literacy event (STREET, 1984) in which a teacher and students collectively read and discussed literary texts. This event, referred to as “mini poetry party” by participants, was developed in an online Portuguese (as first language) lesson during the period of emergency online instruction caused by the covid-19 pandemic. In building this telling case from an ethnographic perspective (GREEN; DIXON; ZAHARLICK, 2005), participant observation (SPRADLEY, 1980) of Portuguese lessons was conducted in three Brazilian 8th grade classrooms (in which students are typically 13 year-olds), situated in a university’s laboratory school in the state of Minas Gerais, over a school year (from April to December 2021). The general goal of the study was to build theoretically grounded interpretations about the construction of social conditions for students’ engagement in online literacy events, with special interest in the relational dimension of the interaction between teacher and learners. Following this path, analyses were based on the theoretical constructs of relational key (BEAUCHEMIN, 2019) and opportunities for learning (TUYAY; JENNINGS; DIXON, 1995), guided by the following specific goals: (i) to describe how the teacher and the students built a relational key of caring and warmth through their languaging actions; and (ii) to identify opportunities for learning built in the “mini poetry party”. Drawing on the microethnographic discourse analysis framework (BLOOME et al., 2022), this study analyzed transcriptions of sub-events within the mini poetry party, as well as a map of all the written texts shared during this event. These data were triangulated with other records generated through participant observation in those classrooms, such as field notes on other literacy events, didactic resources shared with students, interview records (FORSEY, 2008), texts written by students, among others. Analyses revealed that it was through the negotiation and renegotiation of the expectations for the task of collective reading of literary texts that the teacher proposed a relational key of care and warmth, which was acknowledged, identified, and sustained by students through their actions of sharing and presenting the texts they chose. Moreover, analyses indicated that, in this process, both teacher and learners sustained the aforementioned relational key through the interactional roles they undertook and the ways of interacting with and through written texts they developed throughout the “mini poetry party”. It was possible to identify the interactional construction of opportunities for learning which were inextricably tied to such relational key of care and warmth: the opportunity for students to see themselves as authors and/or curators of texts and the opportunity to enlist a conception of literature as a possible source of comfort in hard times and as a way to build bridges for the construction of intersubjective relationships.
Asunto: Educação
Letramento
Literatura - Estudo e ensino (Ensino Fundamental)
Professores e alunos
Atividades criativas na sala de aula
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/70182
Fecha del documento: 29-sep-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertação_MariaBeatrizPinto_biblioteca.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.