Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70183
Tipo: Tese
Título: Criacionices de um mundo doido: um estudo sobre as performances e as performatividades das infâncias
Autor(es): Thiago Carvalho Meira
primer Tutor: Ricardo Carvalho de Figueiredo
primer miembro del tribunal : Luciana Hartmann
Segundo miembro del tribunal: Isabel de Oliveira e Silva
Tercer miembro del tribunal: Adélia Aparecida da Silva Carvalho
Cuarto miembro del tribunal: Tiago Manuel Monteiro de Mora Porteiro
Resumen: Esta tese, que se apresenta sob a forma de uma escrita performativa e subjetiva, tem como objetivo levantar um estudo sobre performances e performatividade a partir do prisma das infâncias. Partindo de um processo de criação, originado da performance “Criacionices de um mundo doido”, realizada por meio de performers crianças e adultos (pais das crianças), busca-se compreender as formas de criar, evocadas por performatividades das infâncias: seja aquelas infâncias apresentadas em seu frescor do momento presente, exercidas pelas crianças que ali criaram; seja infâncias evocadas pelas memórias dos adultos. Pela interação entre tais infâncias, possíveis de habitarem o mesmo espaço de criação, foi possível observar nuances, características e potências de uma criação artística, performativa e contemporânea, que se inscreve no tempo sob uma forma estética inspirada nas brincadeiras. Algumas memórias subjetivas e autobiográficas também surgem, enquanto luzes de pirilampos, que iluminam pequenos momentos, durante os quais determinados caminhos percorridos ajudam a compreensão das escolhas realizadas. Para olhar e analisar tal processo, a tese marca quatro pontos focais, que trazem diferentes percepções para a compreensão. A primeira de tais percepções é a Sociologia da Infância (Corsaro, 2011; Sarmento, 2004, 2005), por meio da qual encontra-se bases para compreender as relações estabelecidas tanto entre as crianças quanto entre as crianças e os adultos na sociedade e, consequentemente, também estabelecidas no grupo reunido para criar arte, passando pelo entendimento de agência (Corsaro, 2011; Sarmento, 2005, Freitas, 2022), culturas das infâncias (Sarmento, 2004, 2005; Silva, Silva, 2016), brincadeira (Borba, 2006; Gouvêa, 2011), brincadeira e arte (Holm, 2004) e brincadeira performativa (Santos, Carvalho, 2023). Essa percepção leva para conceitos de estética (Merleau-Ponty, 1999; Dewey, 2010) e, por fim, desdobra o pensamento na estética do brincar (Silva, 2021; Cunha, Gonçalves, 2015). O segundo foco de análise está em estudos da performance e da performatividade (Turner, 1974; Austin, 1990; Schechner, 2013; Féral, 2015; Fisher-Lichte, 2011) e, entre outros tópicos, faz-se um aprofundamento em temas como presença e representação (Fisher-Lichte, 2011), imitação e referencialidade (Bonfitto, 2013). O terceiro ponto focal vem de cosmovisões negras, afrorreferenciadas, pelas quais se apresentam os conceitos de infancialização (Noguera; Barreto, 2018) e conhecimento em roda (Noguera, 2019), tempo espiralar, corpo-tela e oralitura (Martins, 2022). Por fim, na última percepção olha-se para o processo sob o ponto de vista da elaboração de saberes, passando pela compreensão daquilo que se cria no e pelo encontro (Porteiro; Bonfitto, 2021), quebrando lógicas, como no entendimento de (des)educação estética (Gonçalves; Gonçalves, 2022) e pelas noções de saberes que se elaboram na e pela prática (Lave, 2008, 2015, Gomes, 2019). As conclusões apontam para os limites entre a brincadeira e a performance, além de olhar para todo o processo preenchendo as lacunas deixadas, assumindo novos riscos e novas possibilidades.
Abstract: The aim of this thesis, which is written in a performative and subjective way, is to study performances and performativity through the prism of childhood. Starting from a creative process that gave rise to the performance "Criacionices de um mundo doido" (Creations of a crazy world), performed with child performers and adults (their parents), the aim is to understand the ways of creating evoked by childhood performativities, whether that childhood is presented in its freshness of the present moment, exercised by the children who created it, or childhoods evoked by the memory of adults. Through the interaction of these possible childhoods inhabiting the same creative space, it was possible to observe the nuances, characteristics and powers of an artistic, performative, contemporary creation that is inscribed in time in an aesthetic form inspired by play. Some subjective and autobiographical memories also emerge like fireflies that illuminate small moments when certain paths taken help us understand the choices made. In order to look at and analyze this process, the thesis identifies four (4) focal points that bring different perceptions to its understanding. The first of these is the Sociology of Childhood (Corsaro, 2011; Sarmento, 2004, 2005), which provides a basis for understanding the relationships that are established between children and between children and adults in society and, consequently, which were also established in this group gathered to create art, through an understanding of agency (Corsaro, 2011; Sarmento, 2005, Freitas, 2022), childhood cultures (Sarmento, 2004, 2005; Silva, Silva, 2016), play (Borba, 2006; Gouvêa, 2011), play and art (Holm, 2004) and performative play (Santos, Carvalho, 2023), then arriving at the concepts of aesthetics (Merleau-Ponty, 1999; Dewey, 2010) to then unfold this thought in the aesthetics of play (Silva, 2021; Cunha, Gonçalves, 2015). The second focus of analysis is on studies of performance and performativity (Turner, 1974; Austin, 1990; Schechner, 2013; Féral, 2015; Fisher-Lichte, 2011) and, among other topics, delves into themes such as presence and representation (Fisher-Lichte, 2011), imitation and referentiality (Bonfitto, 2013). The third focal point comes from Afro-referenced worldviews, through which the concepts of “infancialização” (Noguera; Barreto, 2018) and knowledge in a wheel (Noguera, 2019), spiral time, body-screen and oral reading (Martins, 2022) are presented. Finally, we look at the process from the point of view of the elaboration of knowledge, going through the understanding of what is created in and through the encounter (Porteiro; Bonfitto, 2021), breaking logics as in the understanding of aesthetic (reverse)education (Gonçalves; Gonçalves, 2022) and the notions of knowledge that are elaborated in and through practice (Lave, 2008, 2015, Gomes, 2019). The conclusions point to the limits between play and performance, as well as looking at the whole process, filling in the gaps left, taking new risks and new possibilities.
Asunto: Performance (Arte)
Criação (Literária, artística, etc.)
Artes e crianças
Arte e educação
Artes cênicas
Teatro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70183
Fecha del documento: 29-feb-2024
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